quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mentiras do treinamento

Confesso que não sabia que título dar a esse post, mas sabia muito bem do que queria falar. Recentemente uma postagem em um portal de sucesso (desses de emissora de televisão), fez uma postagem falando sobre como fazer "crossfit caseiro", ao olhar o título pensei que seria uma explicação de algum tipo de treinamento que utiliza-se somente exercícios com peso corporal como por exemplo, uma combinação de pistols e handstand push up (agachamento com 1 pé e flexão em parada de mão), ou alguma combinação mais fácil de exercícios como flexão de braço, agachamento com peso corporal e corrida.

Mas não, era algo mais surpreendente....

O artigo falava sobre como colar 2 garrafas pets e como fazer exercícios como:
-Rosca direta com agachamento (quem entende o mínimo sabe que flexão de cotovelo é algo" ridicularizado" pelos crossfiteiros)
-Levantamento olímpico (como se isso fosse um exercício ao invés de apontar que seria um movimento do LPO: arranque ou arremesso)

Mas o intuito do post é ir um pouco mais além.

Nas revistas, na internet, nas academias, existe sempre alguém muito bom em marketing e muito ruim em fisiologia. Existem 2 problemas básicos:

-A revista/profissional quer fazer uma matéria sensacionalista/marketeira:
Por isso não adianta escrever que você vai perder peso saudavelmente, em 3 meses. O negócio é colocar "perca 10kg em 1 mês", ou "ganhe um abdômen trincado em 5min por dia"

-Existe falta de ciência por trás
Já dei entrevista para dezenas de lugares: portais, revistas, jornais, televisão, e apenas 1(UM) local me pediu referência cientifica a respeito de uma entrevista(caso esteja curioso é o El Hombre), ou seja, eu poderia estar falando um monte de abobrinha lá, e provavelmente não iria dar nenhum problema.

Vejo na internet MILHARES de pessoas se passando por especialistas e se antigamente os "especialistas" eram os fisiculturistas que tinham anos e milhares de horas de prática, hoje em dia temos o oposto, qualquer praticante de 6 meses de academia da dicas sobre musculação na internet e ou um aluno nota C na faculdade de educação física que tem zero de experiência também.

A informação de qualidade existe, mas ela está tão perdida na internet, no meio de dezenas de posts falando sobre "perca barriga", "aumente seu bíceps" que fica difícil achar e difícil discernir o que é verdadeiro ou não.

A verdade é que se "o milagre é muito grande, desconfie do santo" procure se informar o mínimo e se possível procure sempre a ajuda de um profissional.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário