quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Qual o melhor aeróbio?

Você já parou para se perguntar qual o equipamento seria mais eficiente utilizar para o seu objetivo? Eliptico ou Bike? Ou ainda se correr na rua é melhor que correr na esteira? Natação substituí a corrida? Vamos entender melhor o que caracteriza cada escolha e o que é melhor.
Apenas pra caracterizar o que é aeróbio:
No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbico é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).(wikipédia).
Ou seja, essas mesmas atividades podem ser transformadas em anaeróbias, como por exemplos, a realização de tiros máximos de corridas, tornam a corrida constante e lenta de uma atividade aeróbio em algo anaeróbio.
Um exemplo oposto seria transformar um agachamento de musculação com sobrecarga(anaeróbio) em um agachamento com peso corporal por 20min, tornando a atividade aeróbia.Por tanto observamos que não é o equipamento aeróbio, mas sim o como você faz o exercício, que irá ditar se ele é aeróbio ou anaeróbio.
Portanto a intensidade é o fator chave, e se na musculação a intensidade é ditada pela carga, no exercício cardiovascular é a frequência cardíaca. Por tanto para uma MESMA frequência cardíaca, podemos dizer que todas as atividades aeróbias são equivalentes(existe uma pequena diferença na bike, devido a grande ação muscular de membros inferiores).
Então porquê variar? Para que tantos equipamentos?
Cada equipamento propicia algumas vantagens e desvantagens além de uma certa especificidade.
Especificidade:
A especificidade é simples, você fica bom no que pratica, e não existe 100% de transferência de uma atividade para outra, ou seja, um corredor não é um bom ciclista nem um bom nadador apesar de ter um excelente sistema cardiorrespiratório.
Vantagens e desvantagens:
Natação: Um esporte que trabalha diversas musculaturas corporais em um só esporte, apresenta como desvantagem um maior incidência de lesão articular nos ombros.
Corrida: com uma biomecânica correta e musculaturas, além de um trabalho progressivo, as chances de lesões são baixas, a grande vantagem é a prática em qualquer local.
Esteira: similar aos benefícios da corrida, mas é mais fácil pois você não necessita vencer a resistência do vento, apresenta como desvantagem que é possível correr totalmente errado na esteira e fazer boas velocidades, por exemplo costumo dizer que se você ficar saltando no lugar e for rápido suficiente consegue "correr" na esteira a 20km/h.
Bike: excelente prática esportiva e meio de transporte, apresenta uma maior solicitação de membros inferiores, ou seja, tem um trabalho de resistência muscular localizada interessante, como desvantagens a postura da coluna (quando práticada incorretamente) e o grande grau de flexão dos joelhos, que para alunos lesionados não é o ideal.
Elíptico: uma máquina que mimifica a corrida, sem o impacto repetitivo, alguns modelos são melhores que outros, mas de forma geral uma excelente escolha para qualquer aluno, um pouco incomoda se utilizada em grandes velocidades, apenas cuidado para não utilizar o aparelho para frente e para trás(pois aumenta as chances de lesões), utilize somente uma direção.
Abraços e Bons Treinos!

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