sábado, 23 de agosto de 2014

Saindo do sedentarismo

É impressionante a quantidade de sedentários no mundo, e também a falta de conhecimento das pessoas de forma geral sobre exercícios. No Brasil, talvez por ser um país mais tropical onde as pessoas tem a tendência a andar quase sem roupas, percebemos uma maior participação nos esportes, ou talvez por influência de esportes como o futebol.
Mas de forma geral nínguem tem a menor idéia do por onde começar, vamos entender melhor.

1-Não precisa ser todos os dias
Você não precisa começar treinando todos os dias, e nem 3x por semana(apesar de ser uma boa frequência), comece progressivamente 2x por semana e vá aumentando a sua frequência com o passar do tempo.

2-Não precisa ser 1h
Você precisa realizar um processo de adaptação, por isso começar com pouco tempo é o ideal, algumas séries leves de inicio, para que você consiga aprender a realizar o movimento está ideal, e vá aumentando o peso progressivamente.

3-Modelos
Cuidado com as pessoas que você utiliza como modelos, de nada adiantar realizar o treinamento do seu ator ou atleta favorito, pois ele não começou treinando daquela forma, ele começou devagar e progressivamente foi aumentando até chegar aonde está.

4-Mais não é melhor
Se fazer 3 séries é bom, fazer 6 é melhor e 9 séries é bom². Não é bem assim que funciona, existe o que chamamos de quantidade ideal, que na verdade é uma margem, você até pode aumentar seu volume total de treinamento com o passar do tempo de maneir progressivamas com certeza existe um limite para esse aumento de estimulo

5-Global
Você com certeza não pega todo seu dinheiro e gasta ele com comida, ou com moradia, ou com saúde. Não que cada uma delas não seja importante, mas você precisa distribuir adequadamente seus rendimentos. Da mesma forma com o estimulo muscular, se você quer desenvolver mais uma musculatura que as demais precisa focar em aumentar a sobrecarga total dela(carga, repetições, séries...) progressivamente sem deixar de estimular as demais, para que elas não regridam.

6-Saúde
Sei que você tem objetivos estéticos, todos nós temos, até atletas profissionais que dependem mais do rendimento esportivo que do estético gosta de estar "bem", mas você também não deve descuidar de sua saúde, caso você fique doente ou tenha uma complicação, vai ficar um bom tempo sem treinar e irá regredir muito. Essas dietas malucas, da lua, do sol, da proteína, da gordura, tudo isso vai levar a uma descompensação nutricional, e se você passar fome agora, uma hora vai acabar comendo tudo em dobro descontroladamente. A melhor forma de ajustar sua dieta é de maneira progressiva, pois dessa forma você vai conseguir ter certeza que o que está perdendo é gordura e não massa muscular, ou ainda o que está ganhando é massa muscular e não gordura, tudo isso sem prejudicar sua saúde a longo prazo.

7-Foco
O maior problema é que queremos resultados para ontem, e demoramos a tomar o primeiro passo, o que faz com que nosso desejo seja postergado em mais 1 dia. Não tenha medo de iniciar hoje, você não precisa iniciar de maneira complexa, sabendo tudo, ou de maneira perfeita. Precisa começar. E ajustar progressivamente no decorrer do caminho não é problema nenhum. Procure uma academia, parque, etc. onde você se sinta confortável e lembre-se de manter seu objetivo em mente e manter controle do seu progresso.

Abraços e Bons Treinos!

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