segunda-feira, 22 de setembro de 2014

E quando o treino não deu certo?

Você sentou e elaborou todo seu período de treinamento, fez uma nova avaliação, comparou com sua avaliação antiga... e não teve os resultados esperados. O que fazer?

Eventualmente você irá progredir menos do que esperava, ou pelas expectativas muito altas ou pelo fato que quanto mais experiente no treinamento menores são as evoluções. E tudo isso é normal, precisamos então tomar medidas para dar a volta por cima e voltar o mais rapidamente possível a evoluir.

As vezes não foi tão ruim...

Já vi gente reclamando porquê só perdeu 5kgs no mês, isso é um absurdo, a mídia proclama algo como emagrecer 10kgs em poucos dias, além de irreal é extremamente prejudicial a saúde.

É preciso avaliar o que deu errado...

Qual foi a grande mudança realizada nesse treinamento em relação aos treinos anteriores? Se você já leu alguns posts anteriores meus, já deve saber que você deve procurar alterar 1 fator por treinamento, para que seja possível saber exatamente o que dá certo e o que não dá certo para você.
Mas caso você tenha alterados muitos fatores vamos tentar procurar informações no que sabemos que tem maior tendência a levar ao fracasso que é o aumento de volume, ou seja, aumentar bruscamente o volume do treinamento, ou aumentar a frequência de treinamento, treinando 5-6x por semana.

É preciso mudar...rápido...mas de maneira inteligente.

Não adianta ficar esperando milagres acontecerem com o seu treinamento, mas não fique pulando de método, ou seja, hoje você faz uma coisa mas amanhã percebe que é melhor outra, mas aí no fim de semana você finalmente decide o que vai fazer. O ideal é decidir UMA estratégia e seguir com ela, procure evitar também "treinos frankensteins" onde vocÊ tenha copiar um monte de treinos diferentes em 1 só.

Analise friamente...

As vezes somos muito apaixonados por algo e isso nos cega em relação a verdade. Por exemplo, você quer muito desenvolver uma musculatuara, como o bíceps, mas fazer 10 exercícios para ele não é uma maneira ótima de treinar.

Muitos objetivos...

Você quer ganhar 10kgs, definir seu abdômen e correr uma maratona até o final do ano. Não adianta. É preciso definir 1 objetivo por vez, tendo em vista que um tipo de treinamento interfere no outro, além de obviamente ajustar sua alimentação de acordo com o objetivo.

Abraços e Bons Treinos!

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