quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Emagrecer é díficil?

Caro amigo, se você como eu já sofreu com o sobre-peso, sabe como pode ser "difícil" emagrecer. Vamos entender um pouco da ciência por trás do emagrecimento e principalmente as armadilhas que acabam sendo geradas no caminho que nos levam a desanimar.

Já falei mil vezes que o emagrecimento é gerado através do deficit calórico, mas o que seria realmente isso? Seu corpo necessita de alguma forma desprender mais energia do que consome, de forma que utilize os lipídeos armazenados nos adipócitos como fonte energética. Para perder peso, você só precisa gerar esse déficit energético, mas para perder somente gordura outros fatores vão entrar no jogo. Principalmente o tipo de alimento que você consome (apesar de existirem teorias contrária a isso, você consumi 1000kcal de açúcar de mesa não é o mesmo que consumir 1000kcal de uma dieta balanceada), o intervalo e horário das refeições(alguns momentos do dia são mais propensos a armazenas energia em forma de glicogênio como ao acordarmos e pós treinamento), o volume das refeições (consumir 150kcal de chocolate e consumir 150kcal de repolho dão sensações de saciedades diferentes) e principalmente uma distribuição energética adequada, que é aonde falha as pessoas que se baseiam somente na quantidade de kcal que consomem e esquecem que o corpo precisa além de um equilíbrio nos macronutrientes nos micronutrientes(vitaminas, minerais) e por isso passar por um nutricionista é tão importante.

Mas falando em exercícios e comida existem diversas armadilhas que eventualmente somos atraídos, vamos tentar desmistificar algumas:

Aeróbio devagar vs exercícios intensos
Correr devagar todos os dias é provavelmente o segundo pior método para emagrecer(só perde pra ficar parado esperando milagre), pois além de consumir muito tempo, você vai acabar ficando "bom" em estocar essa fonte energética, mas como exercícios de alta intensidade poderia ajudar a queimar gordura se eles não são aeróbios você se pergunta. Na verdade utilizamos o sistema aeróbio(fonte principal a gordura) o dia todo, basicamente para manter a maioria das funções vitais. Por isso que é possível emagrecer fazendo exercícios anaeróbios, pois mesmo que você só gaste carboidratos durante o exercício, durante o repouso, o principal sistema é o aeróbio e fazendo exercícios de alta-intensidade você vai acabar "aumentando" seu consumo de oxigênio pós exercício, gerando mais gasto de gordura durante o repouso.

Diet vs Light vs Bom
O alimento diet possuí redução do açucar, o que não significa que ele NÃO tem açucar e também não significa que é menos calórico, pode ter 4gr(16kcal) a menos de açucar e 4gr(36kcal) a mais de gordura, o que torna ele mais calórico. O light possuí redução de QUALQUER COISA, pode ser sal, pode ser kcal, pode ser açucar, etc. O que também não significa que é menos calórico(apesar de normalmente ser) e não significa que o alimento é bom. O fato do alimento possuí essas nomenclaturas já me indica que ele é um produto industrializado cheio de conservantes, não vou ficar de mimimi falando pra você só consumir coisas naturais, mas basear sua alimentação SOMENTE nesses alimentos não é o ideal.

Produtos Emagrecedores vs Realidade
Todos produtos substitutos de refeições, podem dar certo, pelo simples fato que você ao invés de estar consumindo 500kcal na sua janta você está consumindo 100kcal. Ponto final. Não existe nada mágico. Ao contrário disso gostaria de que a reflexão do porquê você não poderia consumir as mesmas kcal, em uma refeição feita em casa e sem conservantes? Do outro lado dos produtos emagrecedores está os termogênicos, um produto que supostamente aumentaria o seu metabolismo, o que nós sabemos que não ocorre na magnitude relatada, visto que a maior parte de seu efeito provém da cafeína(não seria melhor tomar um cafézinho?) Quase esquecendo dos famosos produtos para absorver a gordura dos alimentos, esses produtos (basicamente fibras) teriam a capacidade de impedir a absorção de gorduras ingeridas naquela refeição...mas se você está de dieta provavelmente não está consumindo tantas kcal de gordura e se consumir em todas as refeições não vai ter nenhuma gordura para trabalhar em processos importantes no seu organismo(como absorção de vitaminas e produção hormonal).

Uma mensagem simples que gosto de colocar é que se você continuar comendo exatamente igual ao que está comendo agora, e começar a treinar gerando por 45min todos os dias, vai gasar em média 300-450kcal por dia, em 1 mês isso da 2kg de PURA gordura a menos. Ou seja,  o importante é começar o quanto antes.

Abraços e Bons Treinos!

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