segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Tendências no treinamento

Quem não gosta de uma novidade? Apesar do ser humano fazer os mesmo movimentos a milhares de anos, o treinamento físico vive se re-inventando, tanto no aspecto de performance física como no aspecto reabilitativo. Vamos fazer hoje sobre algumas perspectivas (e outras realidades já firmadas) sobre o treinamento físico.


1 - Baixo Volume
Cada dia mais no treinamento resistido o baixo volume de estimulo vem sendo estudado, é literalmente o mínimo que você precisa realizar para ter o máximo de resultado. O que podemos observar é que a tendência é encontrar um equilíbrio enter estímulo e recuperação.

2 - Ou não
O crossfit é uma modalidade que está pegando o brasileiro de jeito, principalmente os ex-atletas de qualquer esporte, que não vem na musculação o mesmo desafio e competitividade que tinham no seu esporte de origem. Mas a tendência do crossfit é alta frequência de treinamento, com um volume considerado médio (muitos se referem como alto e outros como baixo, pois depende principalmente de que tipo de treinamento foi prescrito no dia). Gostando ou não é desde que seja praticado de maneira adequada vai trazer bons resultados.

3 - Suplementação
Aparentemente a suplementação sempre empacava na tentativa se tornar um substituto ao alimento. Atualmente a tendência é reafirmar a necessidade da complementação caso você queira ter resultados, se nos últimos 2-3 anos a tendência era os estimulantes, atualmente a tendência é o retorno de suplementos vitamínicos e proteínas como bcaa e glutamina, na tentativa de complementar o resultado obtido com os suplementos já consumidos tradicionalmente.

4 - Aeróbio
Vem na mesma tendência do treinamento resistido, cada vez mais intenso e em menor volume, inclusive para reabilitação de pacientes como problemas pulmonares vem sendo estudado como alternativa para o aeróbio leve (altamente predominante na reabilitação pulmonar).

5 - Fora da caixa
O mundo do fitness parece uma propaganda de TV, cada dia precisa tentar lhe vender um novo produto, que é exatamente igual a versão anterior, mas numa cor nova, num formato novo, etc. Ocorre que exercício para uma grande parte da população é alto tedioso. Por isso as novidades são o que movem o mercado. Isso tem seu lado positivo e seu lado negativo. O importante é pensar fora da caixa e entender que muitas modas ainda virão, e o mais importante é sair do sedentarismo.

Abraços e Bons Treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário