quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Porquê treinos de alto volume para tríceps não dão certo?

Apesar do título polêmico, a explicação é razoavelmente simples e aposto que você meu amigo do outro lado vai entender no final concordar comigo.

Normalmente que tenta treinar em alto volume (e vamos especificar melhor o que seria alto volume mais pra frente) é o atleta que já treina a algum período, ou seja, tem um pouco de experiência, já tem uma estrutura muscular e articular preparada, e começa gradativamente a aumentar seu volume de treinamento, quando percebe que 3 séries de 3 exercícios já não estão surtindo o mesmo efeito.

Mas esse é o mesmo atleta que por ser "avançado" provavelmente está treinando em uma dessas duas divisões:
-Peito e tríceps(costas e bíceps/perna e ombros)
Ou
-Bíceps e tríceps(peito/costas/perna/ombros)

Opção 01:
O que nós sabemos é que a divisão 1 é péssima para suas articulações, mas também do ponto de vista muscular você treina tríceps todos os dias.
O tríceps faz tanto extensão de cotovelo como de ombros, quando você tenta aproximar o braço do corpo(puxada ou remada) ou mais ainda quando você passa o cotovelo da linha do seu corpo(como na remada) o tríceps é o grande responsável, tendo por tanto um grande estímulo nessa musculatura.
Em resumo você basicamente faz um dia de trabalho direto, e dois dias de trabalho indireto sem descanso. Esse tipo de divisão, só daria certo em algum extremo como treinando somente 3x por semana.

Opção 02:
A divisão ABCDE, apesar de muito comum, também sofre dos mesmos problemas anteriores, mas acaba por estimular o tríceps 4x na semana, e por se tratar de mais movimentos por musculatura, consequentemente terá mais movimentos envolvendo o tríceps (ex: em um ABC você faria 4 exercícios pra ombros, mas em um ABCDE você faria no mínimo 6).
Como a escolha dos exercícios é que vai ditar se o tríceps será muito ou pouco estimulado, existe a possibilidade de investir em movimentos isolados em cada treinamento, como focar no crucifixo e nas elevações, mas nos movimentos de costas é impossível.

Solução:
O que quis propor com essa discussão não é a impossibilidade de treinar dessa forma, mas sim que não é possível realizar um trabalho de alto volume, que podemos definir como algo para mais de 20 séries para pessoas normais. Isso representaria 6 exercício diferentes com 3-4 séries. Eventualmente esse tipo de estimulo muito volumoso pode ser utilizado, mas jamais a longo prazo, pois o volume de movimentos realizados para para essa musculatura irá exceder a capacidade de recuperação da musculatura e consequentemente os ganhos serão reduzidos.

lembre-se de organizar de maneira adequada os seus treinamentos sempre realizando períodos de mais e de menos volume afim de promover uma maior recuperação, física e mental.

Abraços e Bons Treinos!

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