segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Psicológico: em 5 passos

Como um ex-atleta de 2 modalidades, lutei judô e wrestling, posso te falar com absoluta certeza que quem vence nem sempre é o mais técnico, o mais forte, mas para ser o melhor é necessário uma combinação de fatores, dentre eles a "força mental" tem um grande papel.

O impossível
Um ex-professor meu um dia falou a seguinte frase que me marcou "não sabia que era impossível, foi lá e fez". Ela quer dizer que se você não acreditar que é possível alcançar aquele objetivo, realmente ele vai ser impossível. Por tanto o primeiro passo para um físico melhor, está em acreditar que aquele físico é possível, e não ligar para os que dizem que é impossível ou improvável.

Os pequenos passos
Você tem que acreditar em cada passo dessa maratona, é comum o atleta começar a duvidar da efetividade do treinamento ou da dieta, nos primeiros 2 dias, pois ele ainda não ganhou nem 1cm de braço. Costumo falar para quem me pergunta do que acho da dieta do nutricionista que ele tem que acreditar e ir de cabeça, não ficar pensando muito ou querer fazer alterações por si próprio.

A cada passo
Ok você acredita, faz tudo certinho. Mas eventualmente perde uns treinos, umas séries são ruins, perdeu o tempo de intervalo de descanso, etc. Cada movimento conta. Não quero parecer extremista, mas a verdade é que se você só faz metade dos seus treinos com dedicação máxima, você só vai obter  metade dos resultados que ele poderia te proporcionar.

Diferenças
Nem todo mundo é igual. É isso que faz do mundo o que ele é. Eventualmente você não terá a capacidade para progredir e virar um Mr.Olympia, ou ainda de ser um atleta olímpico, mas você tem que almejar ser sempre 1% melhor amanhã do que você é hoje. E não fazer isso por alguém, pelos outros, mas por você mesmo.

A jornada e não o fim
O principal problema com exercício físico e dieta, é que é visto por 90% da população como meio para chegar em um corpo melhor, ou como atitude de contenção para o ganho de alguns kgs, ou para ficar bem para algum tipo de evento. Isso torna o exercício e dieta como algo negativo que "deve" ser feito para que você possa posteriormente relaxar e fazer/comer o que quiser. É necessário uma mudança de atitude, onde o exercício físico é visto de maneira prazerosa, onde você faz alguma atividade que você goste, não precisa ser corrida ou musculação, o importante é se movimentar.
E dieta é uma palavra que acabou ganho um significa ruim, nada mais é do que adequar uma alimentação saudável as suas preferências. Dessa forma vivendo mais e melhor.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário