quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Utensílios que você poderia usar

Não sou o maior fã de aparatos tecnológicos no treinamento, visto que 90% de tudo que vemos é modinha, e as barras e anilhas estão lá a um século provando que ainda funcionam.
Mas não quer dizer que você não possa testar alguns utensílios para tentar ganhar alguma vantagem no seu treinamento.

Strap
Acredito que esse seja o mais utilizado, pois apresenta boa relação de custo x benefícios, barato e de boa aplicação em muitos movimentos, vai auxiliar você a mover mais carga, mesmo que sua mão não possua força para segurar o peso. A desvantagem está em servir de destreinamento para essas musculaturas que fazem o movimento de fechar a mão, o que vai ocasionar em uma discrepância maior ainda entre o que você levanta com e sem strap.

Faixas para joelhos
Acredito que você já deve ter visto algumas pessoas amarrando os joelhos para agachar. A verdade é que você realmente vai levantar mais carga, pois devido ao efeito elástico da faixa, onde você não consegue nem agachar sozinho pois precisa de uma sobrecarga para te jogar para baixo. O problema é que sua musculatura das coxas vai receber um estímulo muito maior, algo que suas demais estruturas como a coluna não estão preparados, além de também destreinar as musculaturas estabilizados dos joelhos.

Prendedores/caneleiras para crossover
Não sei o nome pelo qual você conhece esse equipamento, mas o objetivo dele é que você não tenha que segurar a barra com as mãos, mas amarrar o peso diretamente ao seu antebraço e realizar os mais diversos movimentos. O problema desse equipamento é que além de ter a mesma contrapartida do strap, você acaba aproximando mais a carga do eixo em muitos exercícios(como crossover e rosca direta) fazendo com que você utilize mais carga, mas na verdade com menor benefício, pois a sobrecarga na musculatura vai ser igual.Ou seja, a não ser que você esteja com algum problema nos dedos ou punho (como dedos quebrados) esse equipamento é bobagem.

Teraband/ faixas elásticas
Você já deve ter visto algumas faixas elásticas que você pode prender ao realizar supinos e algumas mais "largas" que você pode usar até para realizar um agachamento com elas em volta dos joelhos.
Esse é um ótimo equipamento! Se usado no supino por exemplo, ele muda um pouco a curva de força, fazendo com que a parte mais difícil do movimento seja o final (o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas de forma geral já é um novo estimulo) e no exemplo do agachamento podemos utilizá-la para enfatizar alguma musculatura ou corrigir algum tipo de desequilíbrio.

Lembre-se de somente utilizar os equipamentos que você realmente precisa e não precisa inventar moda para parecer diferente na academia.

Abraços e Bons Treinos!

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