segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O tempo

Hoje durante uma entrevista 9 de 10 perguntas acabavam introduzindo um quesito que infelizmente é imutável e as pessoas tendem a não querer acreditar, e esperar que alguma formula mágica permita que ele seja manipulável.

O tempo. E não estamos falando sobre como você não pode voltar no tempo em uma máquina e mudar seu passado.

Você é totalmente dependente do tempo que seu corpo vai levar entre um estímulo e outro estímulo para se adaptar ao treinamento. Você precisa que seu corpo sofra uma queda de rendimento e consequentemente se recupere de maneira a estar mais apto a suportar aquele tipo de estímulo. Por isso se você quer ser mais resistente tem que fazer exercício de resistência, se deseja força, tem que treinar para força e assim por diante.

"Mas Ricardo, não existem técnicas para melhorar sua recuperação?" Sim, elas se chamam treino adequado, alimentação e descanso. Fora isso, você só pode contar com sua capacidade genética (que pode sim fazer a diferença entre o tempo que você demora para se recuperar).

Se você quer ganhar massa muscular, vamos imaginar que você está treinando otimamente e sua recuperação esteja perfeita. Você é dependente do quanto de proteína seu corpo consegue sintetizar, e existe um teto para essa fabricação, afinal não é possível ganhar 10kgs em 1 dia, e apesar de isso parecer absurdo, também é absurdo acreditar em 10kgs em 1 mês, mas muitas pessoas vendem isso como realidade.
Existem obviamente indivíduos que consomem "suplementos" que vão aumentar seus níveis hormonais e vão fazer você ganhar mais massa muscular que o "normal". Mas mesmo nesses casos 10kgs em 1 mês é impossível (10kg de massa magra, pois reter 10kgs de água/gordura não é tarefa tão díficil).

Da mesma forma no outro lado do espectro, o emagrecimento, você é dependente do tempo para que as kcal a menos que você vem consumindo, se acumulem e se tornem kgs a menos. Se você pensar que 1kg = 7500kcal, você tem que acumular isso de perda.

Agora vamos pensar se você um indivíduo de porte médio tem gasto basal de 200kcal, e 1hora correndo em velocidade média, digamos 8km/h, você gasta aproximadamente 500kcal.

Para perder 1kg por dia, você teria que não comer nada, e ainda correr por 10hr.

Ou seja, você percebe que essas propagandas de revista falando perca 2kgs em 2dias, não passam de processos simples onde você "desincha" e perde um pouco de líquido.

Você é dependente do tempo que leva para que o processo no qual você está iniciando acumule resultados suficientes para que este seja visível. Fique esperto para as mentiras que tentam te vender.

Abraços e bons treinos!

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