quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Exercícios "ruins para você"

Não sei se o post é polêmico ou simplista, mas a verdade é que não paro de observar pseudo conhecimento a respeito de biomecânica que leva a não realização de movimentos que propiciam os melhores resultados, que são os movimentos multi-articulares, que envolvem grandes musculaturas e que acabam sendo trabalhados com grandes cargas.

Um dos principais argumentos é que muito exercícios "forçam suas costas" e que propiciam "menos estímulo" a musculatura alvo, vamos entender então essa comparação de exercício livres x máquina e isolados x complexos.

1 - Hipertrofia
É possível desenvolver hipertrofia realizando qualquer tipo de exercício, ou seja, se compararmos a um grupo sedentário qualquer tipo de estímulo vai gerar mais hipertrofia. A diferença não está em se gera sim ou não, mas qual é melhor, ou seja, que gera a maior quantidade de estímulo adaptativo.

2 - Segurança
Não existe exercício inseguro, desde que você esteja realizando ele de maneira adequado e não esteja inventando movimento. Suas articulação fazem aquela meia dúzia de movimentos tradicionais, e se você realizar eles de maneira adequada não existe risco, agora vamos concordar que é possível fazer alguns malabarismos arriscados....
A imagem mais reproduzida para
demonstrar insegurança no treinamento

3 - Eficiência
Podemos medir a eficiência como os exercícios que geram o melhor resultado em menos tempo, e isso é sem dúvida os exercícios multi-articulares, como agachamento, supino, terra, barra fixa, stiff, etc. Isso porquê eles vão gerar um maior efeito sistêmico, vão estimular mais fibras e gerar um maior efeito hormonal.

4 - Percepção
Um argumento falho é que em um agachamento você sente menor o quadríceps que no agachamento, isso corre pois sua percepção está focada somente naquela musculatura, mas durante um agachamento o estimulo acaba sendo em diversas musculaturas fazendo com que você tenha menos percepção em determinada musculatura, uma boa analogia é como se você deixar em 1 prego ele vai ultrapassar sua pele, mas deitando em uma cama de pregos pela distribuição da pressão exercida pelo seu peso você não é furado. Ou seja, você percebe a dor no primeiro pois ela está focada em somente um ponto.

5 - Funcionalidade e transferência
Não estou falando do "funcional" malabarismo que você vê as vezes nas academias, estou falando justamente do que pode ter alguma funcionalidade na sua vida. Agachar, levantar, empurrar, são movimentos básicos que vão ter uma transferência (vão melhorar seu desempenho) para outros esportes e afazeres da vida diária.


Abraços e Bons Treinos!

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