domingo, 18 de janeiro de 2015

Abdominal: fazer ou não fazer?


Hoje vamos falar a respeito do abdômen, mas não de como você deve fazer para treiná-lo, mas para entender o porquê você deve treiná-lo.

É importante ressaltar que o exercício abdominal, não irá queimar gordura da barriga e no outro extremo provavelmente vai causar pouca hipertrofia, principalmente devido ao tipo de fibra (altamente resistente e com pouco potencial hipertrófico).

O principal motivo para se realizar um trabalho abdominal está relacionado a manutenção de uma boa postura e fortalecimento para que seja possível evitar qualquer tipo de lesão em outros movimentos onde a sustentação da coluna se faz pelo abdômen e lombar.

Um bom exemplo de movimentos que necessitam de um abdômen forte é o agachamento, e também é um dos movimentos onde o abdômen é mais trabalhado.

Apenas para esclarecer, todos movimentos que solicitam muito do abdômen para proteger sua coluna, já estimulam a musculatura do abdômen.

Então teoricamente você não precisaria realizar mil tipos de abdominais para estimular o abdômen, o trabalho indireto já daria conta.

Mas o que ocorre é que nem tudo é perfeito, e por falta de uma boa coordenação, pratica incorreta ou eventualmente de uma postura ruim desenvolvida dentro e fora da academia, além do uso exagerado de máquinas, acaba por ocorrer um aumento de força das musculaturas desproporcional ao aumento de força do abdômen.

Esse tipo de acontecimento é comum e acaba por gerar um atleta que faz leg press com 500kgs, mas se colocar 20kgs no agachamento não consegue realizar o movimento adequadamente, devido a falta de estabilidade da lombar/tórax.

Se você treina para melhorar em algum tipo de esporte, pode ter certeza que sua força não será totalmente transferida para seu esporte, se você treina apenas por estética, vai apenas correr o risco de se lesionar com maior facilidade.

Em um mundo onde você só realizasse exercícios funcionais, e estou falando de funcionais como agachamento, desenvolvimento, barra fixa não de exercícios em cima de bolas, você não necessitaria de nenhum exercício extra para o abdômen caso não tivesse algum tipo de desequilíbrio prévio. Como nem tudo é perfeito 1-2 exercícios serão o suficientes para aumentar sua força e estabilidade abdominal, mas eu não estou falando de abdominais reto deitados no chão, mas sim de movimentos que desafiem suas musculaturas.

Particularmente qualquer estimulo de extrema resistência muscular (+30 repetições) vai promover pequenos ganhos, por isso o ideal é focar em movimentos desafiadores ou com uma sobrecarga maior (sobrecarga não quer dizer necessariamente uso de anilhas).

Um bom exemplo de movimentos eficientes para treinar seu abdômen e suas substituições:

Ruim - > bom - > ótimo

Abdominal reto no solo - >Abdominal Reto com braços acima da cabeça -> Abdominal em V

Abd. Infra solo - > Abdominal infra pendurado -> abdominal infra com pernas totalmente estendidas pendurado em barra fixa com controle do balanço.

Ponte em X -> Ponte Ventral -> Ponte Ventral em superfície instável

Abdominal obliquo solo - > abd. Obliquo em pé no cabo baixo -> rotação de tronco no cabo isométrico ou ponte lateral

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário