quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Contração vs levantar o peso

Cada repetição conta, mas precisamos saber precisamente qual o objetivo de cada repetição para tirar o melhor de cada série. Entrando nesse assunto precisamos entender que treinar com objetivos estéticos é só contrair a sua musculatura contra uma sobrecarga.

Levantamento Olímpico: músculos "fortes e pequenos"
A carga
Se você levanta 2, 20 ou 200kg o mais importante é como você utiliza essa sobrecarga. Obviamente que um músculo maior tem maior chance de desenvolver força, mas o contrário não é verdade.

Tipo de Movimento
O tipo de movimento que você vai realizar tem uma grande influência sobre a sobrecarga que você vai utilizar. Movimentos multi-articulares tem grande tendência a utilizarem cargas significativas, já movimento isolados cargas menores, e movimentos que utilizam peso corporal uma influência direta do seu peso.

Amplitude
A amplitude dos movimentos é fundamental para desenvolver um músculo forte e saudável, além de produzirem melhores resultados em relação a hipertrofia do que movimentos com amplitude reduzida.

Perfeição do movimento
Se o movimento é realizado da maneira mais eficiente possível, fatores como a carga e a amplitude do movimento, tendem a ser ótimos. Em contrapartida movimentos realizados de maneira desregrada tendem a ativar outras musculaturas além da musculatura alvo e serem mais inseguros. Existe também as repetições "roubadas" onde intencionalmente o movimento não é o melhor "possível" com a intenção é justamente de utilizar de outras musculaturas para criar um maior torque e consequentemente levantar uma maior sobrecarga ou retirar mais algumas repetições de uma série.

A contração
A velocidade na qual o movimento é executado é fundamental para ditar que tipo de resultado que se irá obter. Além disso a velocidade somado ao número de repetições vão ditar o tempo sobre tensão que a musculatura irá ficar o que é um fator importante também sobre o tipo de adaptação.

Vamos entender melhor como funciona:

Muito tempo sobre tensão (+90seg) indica resistência muscular, essa resistência pode ser gerada por execuções rápidas (resistência de velocidade) ou por execuções lentas (simplesmente resistência muscular).

Do mesmo movo que um tempo sobre tensão muito pequenos (-15seg) indica explosão muscular, mas pode indicar força máxima (muita carga e velocidade lenta) ou explosão muscular (pouca carga e muita velocidade).

Em séries intermediárias (+15seg e -90seg) normalmente indica hipertrofia muscular, que pode ser gerada por um estimulo mais tensional (muita carga e poucas repetições) ou metabólico (pouca sobrecarga e muitas repetições ou  poucas repetições de execuções lentas)

Como percebemos o tempo que dura a série é um fator que indica o que objetivamos, mas como a série é executada é a chave.

Independe da opção de velocidade de contração que você utilizar é importante combinar esse fator com todos os demais para que seja possível retirar o melhor de cada repetição.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário