terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Crossfit faz milagres?

Se você tem algum amigo que começou a fazer crossfit, provavelmente ele só fala disso, e juntamente com isso você esta aprendendo um monte de novas palavras: burpee, AMRAP, EMOM, kipping, etc. Mas também deve ter percebido o quão melhor fisicamente seu amigo está! Mas qual o segredo do crossfit?

Todos vão falar que é a intensidade, e é verdade. A intensidade do treinamento é muito elevada, cerca 90% dos treinos extremamente glicolíticos. Os treinamento glicolíticos, que produzem muito acido lático, devido a maior fonte de energia prover do metabolismo anaeróbio lático, além de gastarem muita energia também aumentam e muito o consumo de oxigênio pós-treino (EPOC) fazendo com que você gaste mais energia ao longo de 24hrs.

Outro fator importante na intensidade é o comprometimento com o treinamento. Você olha para o lado, vê seu amigo se esforçando, suando, e indo melhor que você! Você logo pensa que tem que se esforçar mais, e isso vai aos poucos lhe ajudando a superar os seus limites, tanto físicos quanto psicológicos.

A variedade dentro do crossfit e sua competição, tornam atividades extremamente doloridas mais prazerosas ou ao menos suportáveis. Essa variedade permite que você trabalhe diversas capacidade físicas e apesar do foco no condicionamento físico geral, é um treinamento que pensa na agilidade, flexibilidade, força, etc...

E te ensina a lidar com seu cansaço, com seu fracasso, e mostra que o real objetivo é ser melhor que você, a cada dia, que 1 segundo melhor, já é melhor! Que você não precisa melhorar em 10kgs, mas 1 repetição, 1 segundo, 1 kgs! O importante é sempre progredir, para uma versão melhor de você mesmo.

O crossfit não faz milagres, e esse mesmo tipo de resultado pode ser alcançado com qualquer outra modalidade esportiva, a diferença é se você vai se empenhar tanto ou não.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário