domingo, 15 de fevereiro de 2015

Treinamento para Crossfit

A maioria das pessoas começa a fazer o crossfit como parte de um treinamento, ou como um treinamento no qual esperam obter resultados. devido a caracteristica da própria modalidade eventualmente o aluno vai ser exposto a competições, e aí que você vai querer buscar um aumento de performance. Mas para ser melhor crossfiter, basta só fazer mais crossfit?


-Habilidade
Não importa se você é o melhor crossfiter do mundo, se você não consegue fazer algum movimento, você tem uma falha grande no seu desenvolvimento, e não irá conseguir realizar todos os treinamentos que possam vir a ser realizados em uma competição. Por isso é preciso que você tenha todos movimento "básicos" dominados, e isso incluí double under, hanstand walk, pistols e muscle ups.

-Eficiência
Além de dominar os movimento você precisa principalmente ser eficiente o suficiente neles para realizar com certa facilidade, pois se você consegue fazer um muscle up, mas fica exausto pois desperdiça muita energia, alguém que consegue fazer mais eficientemente que você vai ter grande vantagem.

-Condicionamento Cardiorrespiratório Geral
Obviamente que o crossfit é um programa de treinamento físico geral, mas quando falamos de condicionamento aeróbio, você acaba tendo desafios que duram de poucos minutos, até dezenas de minutos, isso acaba fazendo com que você tenha que ter um desenvolvimento aeróbio e anaeróbio muito bom. Apesar de ser focado somente no anaeróbio vai lhe ajudar no aeróbio(o contrário não é verdade), você acaba tendo que ter um desenvolvimento aeróbio bom, devido a normalmente as competições serem diversas provas com curtos intervalos, fazendo com que sua recuperação (que é afetada pela sua capacidade aeróbia) seja muito importante.

-Força
Aí está o grande diferencial, e justamente por isso o que nos demanda a maior atenção.
Vamos supor que dois atletas necessitam fazer 30 repetições de arremesso com 60kgs:
Atleta A: O arremesso máximo dele é 200kgs
Atleta B: O arremesso máximo dele é 100kgs
Atleta C: O aremesso máximo dele é 66kgs´

Vamos supor que o atleta C é o mais condicionado de todos, e tem o melhor condicionamento aeróbio e anaeróbio.

Mas nesse exemplo a carga na qual o teste foi programado representa 90% do seu máximo, enquanto para o atleta B representa 60% de seu máximo, e para o atleta A somente 30%.

Ou seja o atleta C não vai consegui levantar mais do que 3x seguidas aquela carga. Já para os atletas B e principalmente A, que vão conseguir mover essa carga com certa facilidade.

O quanto cada carga representa para você vai ditar como você vai utilizar seus sistemas energéticos para mover ela.

Poderia citar dezenas de exemplos, mas apenas para citar como força é importante os 2 atletas que empataram no levantamento máximo no agachamento overhead ano passado no crossfit games, pegaram 1 e 2 lugar geral.

Com o passar dos anos, a força do atletas também tem aumentado muito, e isso tem feito com que as cargas dos movimentos de forma geral tenham aumentado, por isso é provável que vejamos cada vez mais provas clássicas e novas provas com cargas mais elevadas, apesar de usarmos como referências os atletas de ponta, isso se aplica a qualquer praticante da modalidade.

Abraços e Bons Treinos!

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