domingo, 8 de março de 2015

Vascularização: Como obter?

Se você já quis ter um braço cheio de veias aparentes, pode já ter ouvido falar que isso fruto do consumo de suplementos, técnicas de treinamento ou de pós mágicos, mas será possível obter essa aparência mais vascularizada?

Suplementação
É importante falar que o uso de suplementos pode aumentar o "pump" e a vasodilatação, teoricamente esses vasos dilatadores tem realmente arginina que poderia estimular a produção de óxido nítrico, que é um potente vaso dilatador. Mas apesar de a arginina realmente estimular a produção de óxido nítrico, o consumo de arginina não necessariamente aumenta a produção, pois temos que entender que ela passa pelo processo de digestão e como qualquer amino ácido ela pode desempenhar outras funções e não temos como identificar o que ela está realmente fazendo.
Alguns produtos estimulantes pré-treinos contém cafeína, que na verdade é um vasoconstritor, por tanto teoricamente também iria contra a questão da vaso dilatação.
Em resumo a vasodilatação decorrente da suplementação tem pouca ou nenhuma influência.

Treino
Muitos vão falar que repetições altas vão te deixar mais vascularizados. É verdade que os exercícios aeróbios, e aqui podemos colocar exercícios resistidos com muitas repetições (+20) podem aumentar o número de vasos sanguíneos (neoangiogênese), que irrigam aquela região, mas estamos falando de pequenos capilares na musculaturas e não aquelas veias gigantes que você no seu braço.

Séries com muitas repetições, ou que aumentam muito a pressão arterial (séries com muita carga, multi-articulares ou executados com algum tipo de torniquete) tendem a aumentar e muito a pressão de concentração sanguinea na região fazendo com que fiquem mais aparentes no momento da execução, mas isso não se transfere para o dia-a-dia.

Então como obter essa aparência?

Pode parecer bobagem mas só tem 2 coisas que fazem você ter esse tipo de aparência:
-Genética
-Gordura corporal

Genética:
Algumas pessoas possuem veias mais calibrosas fazendo com que elas apareçam com mais facilidade, elas tendo ou não muita musculatura. É fácil observar por exemplo 2 atletas de fisiculturismos diferentes, que ambos possuem muita massa muscular e baixo percentual de gordura. Um deles tem um braço claramente mais vascularizado, ou seja, infelizmente um certo nível vai depender da sua genética.

Gordura Corporal:
Esse é o ponto chave, na verdade essa vascularização já está aí, da mesma forma que seu abdômen tanquinho, ela só está recoberta por uma camada de gordura, e quanto menor ela for mais aparente irá ficar essa vascularização. Apesar de não ser possível manter um percentual de gordura baixíssimo por muito tempo, em níveis normais baixos 6-8% normalmente a pessoas possuí vascularização aparente em todo o corpo.

Por tanto fuja de técnicas mágicas e lembre-se que nada substituí treino e dieta.
Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário