segunda-feira, 27 de abril de 2015

5 pontos para você ficar mais rápido

Você querido corredor de provas de ruas, que vem treinando a algum tempo e já consegue fazer sua prova-alvo sem andar, se pergunta porquê você não consegue melhorar seus tempos da maneira que fazia anteriormente, vamos hoje esclarecer alguns pontos nos quais você pode ou não estar errando.

-Quando mais treinado você é, menos treinável você é
Essa frase quer dizer que quanto mais treinado você está, mais difícil é realizar um treinamento que vai melhorá-lo. Basta pensar que o Usain Bolt (recordista dos 100m rasos) não vai jamais conseguir melhorar 1seg nessa prova, mas você meu amigo que corre 100m em 15 seg, pode facilmente fazer esse número cair para 14seg ou 13seg.

-Pequenas e constantes melhoras
Se você não é mais um corredor iniciante, aquela melhora absurda de tempo que você vinha tendo tende a diminuir drasticamente, obviamente existe um limite para seu corpo e quanto mais próximo desse limite mais difícil é de melhorar. O truque é que pequenas melhoras têm que ser realizadas e eventualmente vale a pena investir tempo focando em alguns aspectos como a técnica da corrida, trabalho de força, velocidade, agilidade, pois você deve investir seu tempo em realizar pequenas melhoras no que você é ruim, sem deixar o que você é bom de lado.

-Capacidade aeróbia-anaeróbia
Obviamente que seu treinamento cardiorrespiratório é o ponto central, a grande falha é se concentrar excessivamente no treinamento aeróbio de baixa intensidade e longa duração. Já sabemos que uma melhora da capacidade anaeróbia melhora a capacidade aeróbia (o inverso não ocorre), por isso mesmo que você seja um atleta que disputa provas “longas” (21km e 42km), deve investir algum tempo em trabalhos intervalados, afim de melhorar sua capacidade anaeróbia e propiciar um novo estimulo adaptativo para seu corpo.

-Alimentação
A contrário dos praticantes de musculação, os corredores tendem a não ter uma preocupação tão clara com a alimentação, mas se você quer melhorar seu desempenho é necessário alimentar seu corpo de maneira adequada. Nem só de gatorade e barrinha de cereal se faz um corredor. É preciso se preocupar com a recuperação energética e muscular, que normalmente fica prejudicada devido ao baixo consumo energético e protéico dos atletas, lembre-se de procurar um nutricionista para lhe ajudar com sua alimentação.

-Saúde
Corredor tendem a desenvolver uma certa tolerância a dor e eventualmente já não percebem mais que essa dor não é algo natural e não deveria estar lá. Isso acaba prejudicando tanto os resultados em provas, como no próprio treinamento o que impacta nos resultados das provas e acaba por virar uma bola de neve. Sempre que se lesionar o primeiro ponto é a recuperação, essa lesão pode ter diversos motivos como por exemplo excesso de treinamento, o que vai necessitar de ajustes no seu treinamento e descanso adequado para que seja possível voltar a melhorar.


Reflita sobre esses 5 pontos em relação ao seu treinamento e procure aplicar periodização de treinamentos e educativos conforme já foram postados aqui no blog e no canal do youtube que tenho certeza que você ficará mais rápido.

Abraços e Bons Treinos

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