sexta-feira, 24 de abril de 2015

Mais não é melhor

Se eu te falasse que para ganhar o mesmo salário que você ganha hoje, você só teria que trabalhar metade das horas que trabalha e na mesma intensidade, você aceitaria? É importante ressaltar estou dizendo que fazendo exatamente igual você faz hoje, apenas trabalhando metade das horas, você ganharia o mesmo salário. Aposto que você achou fantástico, mas se eu te falar que você poderia treinar metade do tempo que treina e obter os mesmos resultados, você acharia ruim? A maior parte das pessoas sim.

A maior parte das pessoas treina com um objetivo claro, que normalmente é estético, quero ficar mais forte, mais definido, mais magro, etc. Seria um pouco melhor se esses objetivos fossem mais mensuráveis como quero levantar mais 20kgs no supino, quero perder 5kgs de gordura, ganhar 5kgs de massa magra, etc. Mas o ponto é que sabemos exatamente aonde você está hoje e aonde quer chegar.
Partindo desse ponto, tudo que precisamos é um plano, que vai te levar a esse ponto de chegada, e se você quer chegar nesse ponto o treinamento com certeza é uma parte fundamental. E como todo mundo tem pressa, quanto mais você treinar, mais rápido vai chegar nesse objetivo....NÃO.

Isso é um pouco contra-intuitivo, já que fazer mais não vai lhe dar um melhor resultado. Na verdade simplesmente mais é mais e melhor é melhor. Com medo de não estar obtendo o melhor de seu treinamento as pessoas procuram aumentar a quantidade de trabalho(mais) ao invés de aumentar a qualidade(melhor).

Existem dezenas de pesquisas que demonstram que é possível obter resultados fazendo 3 séries de um determinado exercício para aquele grupamento muscular, por tanto por quê você precisa fazer 3 séries de 4 exercícios? Não seria suficiente fazer apenas 3 séries de 1 exercício?

A resposta é que sim é possível obter resultados fazendo somente 1 exercício, mas se você já realiza essas três séries no máximo de intensidade possíveis um aumento no volume total do estimulo (como adicionando mais um exercício) seria uma boa saída para aumentar o estimulo total.

O problema é que apesar do aumento do estimulo total é uma excelente forma de sucesso para iniciantes e intermediários, mas para alunos avançados isso já não é mais uma opção.
Afinal é impossível aumentar indefinidamente o volume total do seu treinamento.

A lição é que você tem que procurar aumentar outros fatores dentro do seu treinamento, como a carga nos exercícios, a qualidade das repetições, e principalmente o esforço intrínseco que você coloca em cada série, procurando levar a fadiga da musculatura ao máximo.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário