segunda-feira, 27 de abril de 2015

Qual a função do aquecimento na esteira?


Essa é uma excelente pergunta, se você já perguntou isso parabéns! Eu gostaria de soltar uma resposta: para nada. Mas isso não é totalmente verdade.
O exercício aeróbio de baixa intensidade pré-treinamento, tem como objetivo aumentar a temperatura corporal, o que facilita os processos enzimáticos. Se pensarmos em aumentar a temperatura corporal, seria mais proveitoso fazer um aquecimento progressivo até um estimulo de alta intensidade no exercício aeróbio, pois dessa forma elevaríamos muito mais a temperatura corporal.
Exemplo:
1min – 7km/h
1min – 9km/h
0,5min – 11km/h
0,5min – 13km/h
1min – 7km/h
Em 4min teríamos um aquecimento forte e retornaríamos a intensidade inicial para ajudar o corpo a se “recuperar” desse desgaste.
Pensando no aquecimento o que seria ideal é pensarmos que temos que aquecer, o que iremos trabalhar. O que faz muito mais sentido afim é preciso se preocupar com o estimulo e aquecimento local, pensando em estar com a musculatura e outras estruturas aquecidas e lubrificadas para iniciar o treinamento.
Nesse sentido o trabalho aeróbio realizado na esteira não é o ideal nem para aquecer membros inferiores, pois seria melhor um trabalho em bicicleta, pois teríamos:
-Maior grau de flexão dos joelhos
O que aproximar-se-ia mais dos graus de flexão que os joelhos serão expostos no treinamento com agachamentos, leg press, etc.
-Maior solicitação muscular
O trabalho em bicicleta tem uma maior grau de fadiga periférica(muscular das pernas) que o trabalho com esteira, nesse sentido é mais fácil proporcionar um estimulo glicolitico (de mais alta intensidade).
E membros superiores?
A não ser que você tenha um cicloergometro de mão (literalmente uma bicicletinha para uso das mãos) ou ainda uma corda naval (alternativa interessante e que está se tornando popular atualmente devido ao treinamento funcionar), você não teria essa opção “aeróbia” ,apesar de poder fazer qualquer movimento com pouca carga e ele seria aeróbio, mas aí entraria na questão do aquecimento localizado, o que seria muito mais interessante e proveitoso.
Então para não ter erro em qualquer treinamento que você for realizar vale a pena escolher um exercício multi-articular e realizar ao menos 2-3 séries progressivas nele.
Vamos supor que você vai treinar peitoral e seu primeiro exercício é o supino reto com barra, e você vai fazer 3x 10 repetições com 100kgs.
1 série de aquecimento: 20 repetições com 20kgs
2 série de aquecimento: 15 repetições com 40kgs
3 séries de aquecimento: 10 repetições com 70kgs
Aí você começar o seu treinamento:
1 série: 10 repetições com 100kgs
2 série: 10 repetições com 100kgs
3 série: 10 repetições com 100kgs

Lev ando em consideração essas dicas você vai estar além de tornar seu treinamento mais proveitoso, vai diminuir e muito suas chances de lesões.


Abraços e bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário