sexta-feira, 10 de abril de 2015

Treinos com objetivos fixos


Desde a época do Tio Arnold, já se fazia treinamentos com objetivos, por exemplo fazer quantas séries fossem necessárias para fazer 50 barras fixas. Mas isso é realmente produtivo? Qual o real objetivo desse tipo de treinamento?
Alguns treinadores brincam dizendo que o número mágico da musculação é algo em torno de 24-36. E é a mais pura verdade! Vamos ver:
2x15 = 30
3x10 = 30
3x8 = 24
5x5 = 25
3 x 12 = 36
Apesar da brincadeira é importante perceber que independente do número de séries e repetições, um certo número de repetições totais deve ser feita por musculatura para estimular um determinado resultado.
Isso é perfeitamente coerente, afinal é necessário não somente gerar microlesões, mas causar um ambiente metabolicamente favorável para que o processo de adaptação ocorra.
Mas porquê fazer 50 repetições, ou qualquer outro número, ao invés de 5x10 por exemplo?
A idéia por trás dessas prescrições é fazer com que ocorra uma evolução na capacidade de realização do movimento e principalmente apagar alguns limites mentais, como parar ao chegar na 10 repetição.
É valido lembrar que esse tipo de prescrição é normalmente feita com movimentos com peso corporal (mais comum), ou com uma carga desafiadora.
Vamos usar a barra fixa como exemplo, vamos supor que você em um teste consiga fazer no máximo 15 barras fixas. Se eu lhe fizer uma prescrição de 5x10 você vai provavelmente fazer as 5 séries onde somente a última provavelmente vai ser desafiadora. Lógicamente que existe a possibilidade de utilizar anilhas ou caneleiras para intensificar o exercício, mas elas nem sempre estão presentes ou disponíveis para utilização.
Agora na prescrição de 50 repetições com o mínimo de séries possíveis, você realizaria algo como:
1x 15
1x 12
1x 12
1x 11
Ou seja você chegou a dar um estimulo equivalente ao seu máximo, mas também fez todas as outras séries no seu máximo, onde o número de repetições caiu em decorrência da fadiga.
Por isso é importante observar que apesar de menor o número de séries, 1 a menos, esse último estimulo foi muito mais intenso e produtivo.
Abraços e bons Treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário