sexta-feira, 15 de maio de 2015

Facilidade


Com o passar dos anos tudo foi ficando mais fácil de trocar o canal da TV até fazer compras, tudo que você precisa fazer é dar um clique aqui ou ali e pronto. Com exercício físico e saúde as coisas avançaram muito e diversas promessas de exercícios fáceis são vendidas diariamente, mas será que você realmente só precisa de 5min ao dia e exercício? Ou ainda que uma máquina simples e divertida realmente queima 1000kcal por hora? Resultados rápidos e fáceis?
Vamos começar esclarecendo que a organização mundial de saúde preconiza 30min de exercícios aeróbios de baixa intensidade para manutenção da saúde, mas existem alguns artigos científicos, dentre os quais o mais famoso é um escrito pelo pesquisador Tabata, que demonstram que realmente treinos MUITO intensos e de curta duração podem ter um resultado extremamente positivo, aumentando a capacidade aeróbia/anaeróbia e também o gasto energético total pelo EPOC(consumo de oxigênio pós treino).
Mas apesar de estarmos falando de um protocolo curto -+4min, temos que levar em consideração que esse é um exercício de intensidade máxima, ou seja, muitas vezes mais intenso do que as propagandas dizem, e além do mais vai levar algum tempo de aquecimento, desaquecimento, etc.
MITO DOS 5MIN FÁCEIS: FALSO
Em segundo lugar temos que pensar no mito que é possível gastar 1000kcal por hora em uma atividade. Vamos usar um protocolo reverso e ver o que precisamos para gastar 1000kcal. Para começar vamos pegar uma atividade simples e que gaste muita energia: a corrida, em seguida vamos pegar o tempo que temos para realizar essa atividade: 60min, agora vamos ver em quais condições de velocidade e quanto essa pessoa tem que pesar para que seja possível gastar 1000kcal em 1 hora.
Se uma pessoa de 80kg correr por 1h a 11km/h ela vai gastar aproximadamente 984kcal.
Para quem achou 11km/h rápido a outra alternativa é utilizarmos uma pessoa mais pesada como exemplo. Para que seja possível gastar 1000kcal correndo 1h a 9km por hora essa pessoa teria que pesar 110kg.
Agora se você for leve, digamos que pesando 55-60kcal (normalmente caso de mulheres), e pensa que consegue gastar 1000kcal em 1h. Pense novamente. Você teria que correr a 15-16km/h para alcançar essa façanha.
Não que essas atividades aeróbias que vendem o 1000kcal não tenham valia nenhuma, mas elas simplesmente exageram no possível “benefício” como estratégia de marketing.
MITO 1000KCAL EM 1H: FALSO
Resultados rápidos e fáceis
Concordo que é possível obter resultados relativamente rápidos, afinal essa conotação de rápido pode variar de pessoa para pessoa. O caso mais rápido para um resultado estético é o emagrecimento, pois ganhar massa muscular é mais demorado, e quando pensamos em rapidez tem gente que pensa em propaganda de revista feminina/masculina “perca 10kgs em 1 semana”, o que só vai te deixar sem forças e desidratado, e se duvidar com o % de gordura maior, fazendo com que você perca mais massa magra que gordura.
Mas é plenamente possível perder de 1kg por semana, sendo a maior parte gordura, mas tem gente que acha isso devagar e não pensa que são 7000mil kcal a menos por semana. E isso exige tanto um treinamento bem planejado para que você mantenha sua massa muscular quanto uma alimentação equilibrada para que você não venha a ficar doente ou perca muita massa magra no processo.
Mas posso te garantir que não será fácil, você pode até se acostumar rapidamente a dieta e ao treinamento, mas você ainda vai ter que continuar treinando pesado, abdicar de algumas bebidas e comidas.
RESULTADOS RÁPIDOS: VERDADE
RESULTADOS FÁCEIS: FALSO
Enfim, não existe milagre do emagrecimento, e qualquer uma dessas pílulas que promete isso está mentindo. Invista em sua dieta e treinamento, e rapidamente os resultados vão aparecer, seja consistente e esses resultados vão acumulando e você alcançando seus objetivos.


Abraços E Bons Treinos!

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