quinta-feira, 14 de maio de 2015

Treinar em casa: vale a pena?


Uma boa e velha, vale a pena treinar em casa? Vamos analisar os prós e contras de se treinar em casa. E ver se você está preparado ou não para treinar sozinho.
Como tudo na vida existem os dois lados da moeda, e é preciso levar em consideração qual o seu nível de treinamento e objetivos para decidir se é uma boa escolha.
Treinar em casa é mais rápido e prático, você pode treinar a hora que quiser, sendo 5a.m. da manhã ou 12p.m., horário que muitas academias não se encontram disponíveis e principalmente você não vai ter que deslocar-se até lá, o que vai te poupar tempo e dinheiro.
Mas ao mesmo tempo você provavelmente não vai ter a sua disposição todos os equipamentos que teria na academia, supondo que você tivesse uma academia no seu prédio podemos dizer que seria exatamente a mesma experiência, mas e você que não possuí nenhum equipamento?
Treinar só usando o peso corporal é possível mas muito limitado, com a utilização de alguns pequenos acessórios como uma mala, é possível realizar um treinamento com uma qualidade mais elevada. Já se você estiver disposto a investir é possível escolher alguns equipamentos que vão aumentar e muito a qualidade e variedade do seu treinamento. Sugiro que comece pela aquisição de equipamentos que você possa usar para diversas partes do corpo como elásticos e TRX, em um próximo caso o uso de barrinhas e anilhas é recomendado.
Mas esqueça da ideia de comprar centenas de kgs, no final das contas a melhor opção é selecionar movimentos unilaterais para poder aumentar a sobrecarga sem continuar comprando anilhas.
O grande problema de treinar em casa está relacionado a motivação, talvez porquê seja de graça, não tenha companheiros para ajudar no treinamento, a música, o clima, etc. Tudo isso auxilia a reter e comprometer o aluno com o treinamento. Por isso caso você não seja uma pessoa extremamente motivada aconselho se inscrever em uma academia.
Um ponto importante é que eventualmente treinar em casa parece uma boa pelo fator econômico, mas se você pensar no investimento em uma academia de bairro ou alguma de grandes redes de baixo custo, podemos encontrar preços de até 50 reais mensais. Mas se pensarmos em um investimento para construir uma academia na sua casa, esse valor passa fácil de 500 reais.

O que é caro na academia é quando você não vai a ela, pois é um dinheiro gasto que acaba não sendo bem investido em você. Por tanto lembre-se de que independentemente da escolha que você faça, o mais importante é não deixar de treinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário