quarta-feira, 3 de junho de 2015

É tudo uma questão de ilusão

Todo mundo quer estar melhor fisicamente. As pessoas quer ganhar massa muscular e perder gordura, tudo isso ao mesmo tempo. Vamos entender que muitas vezes não é necessário pesar 120kgs e ter 8% de gordura para quer a aparência que você deseja.

-Gordura
Um ponto importante no quesito aparência é que sua porcentagem de gordura vai ditar o quão definido você está. Não importa seu treinamento, se você estiver com mais de 12% de gordura seu abdômen não vai ficar visível.
Por tanto um de seus objetivos a médio-longo prazo tem que ser diminuir sua porcentagem de gordura, é plenamente possível manter sua gordura corporal entre 8-12% o ano todo, não existe a necessidade de fazer um "off season"(período de foco 100% no ganho de massa muscular onde ocorre eventualmente um acumulo maior de gordura), você pode fazer pequenos períodos (3-6meses) de ganhos de massa magra e outros curtos períodos de perda de gordura.
Um ponto  interessante é que se você tem pouca gordura corporal, você pode até estar menos, mas vai sempre parecer mais musculoso que alguém com porcentagem de gordura maior.

-Distribuição Muscular
Algumas musculaturas vão lhe dar um aspecto de estar maior, isso é interessante, pois eventualmente alguém com menos massa muscular pode parecer maior. Basicamente o que da a ilusão de uma pessoa estar maior é a relação ombros/cintura. Como já trabalhamos em diminuir a circunferência da cintura no tópico anterior(gordura), precisamos então trabalhar em aumentar a dos ombros.
Se você não nasceu com uma estrutura óssea favorável mas ter que trabalhar muito. O método mais efetivo para criar essa ilusão é investir em movimentos que trabalhem mais a porção lateral do ombro, e também trabalhar a musculatura das costas, aumentando essa ilusão de "V" do físico.
Outro ponto dessa ilusão é desenvolver um "core" bem treinado, mas que não seja excessivamente focado nos oblíquos, para não aumentar a aparência de bloco, principalmente quem tem o tronco pequeno e essa aparência já é predominante.

-Treinamento
Existem vários tipos e divisões de treinamento, mas hoje vou sugerir um treinamento somente de ombros e abdômen, como forma de focar somente nos tópicos do post mas lembre-se de sempre ajustar essas dicas a sua rotina de treinamento como um todo.
O trabalho de ombros, vai ser focado em desenvolver um estimulo mais metabólico por isso não vai ser necessário grandes cargas.
Ombros:
-Elevação lateral no cabo
-Elevação lateral com halteres + elevação frontal
-Remada alta (caso você tenha um trapézio muito desenvolvido substitua por uma elevação diagonal) + desenvolvimento com barra
-Crucifixo Inverso + elevação frontal
Abdômen:
-Abdominal infra pendurado+abdominal infra no solo
-Abdominal reto na máquina + Abdominal reto no solo
-Lombar na máquina + Ponte ventral

Apesar de simples dessa forma garantimos um estimulo forte e completo para ambas as musculaturas e que vai atender aos nossos objetivos.

Abraços e Bons Treinos!


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