quarta-feira, 1 de julho de 2015

Exercícios que você deveria tentar

Quando pensamos em treinamento temos que pensar em como otimizar ao máximo cada segundo passado na academia. Dessa maneira acabamos tendendo a sempre utilizar os mesmos exercícios, os mais tradicionais, que sabemos que propiciam mais resultados. Mas existem muitos exercício que eventualmente acabam sendo negligenciados e podem trazer excelentes resultados.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre movimentos que podem vir a complementar ou ainda substituir alguns exercícios tradicionais.

Facepull
Esse exercício é fantastico para desenvolver a musculatura dos ombros, trabalhando tanto a porção lateral, posterior e também trapézios (superior e médio). Esse é um exercício que vai trabalhar também as musculaturas do popular "manguito rotador", justamente por isso e também pela posição corporal não é um exercício de muita carga, por isso procure se concentrar em uma execução perfeita e movimentos cadenciados.

Afundo Bulgariano
Esse exercício trás os benefícios do afundo, mas faz com que a perna frontal execute muito mais do movimento e que a perna posterior ganhe um grande alongamento no quadríceps. Esse é um ponto interessante para ser trabalhado, pois se você for muito encurtado pode acabar prejudicando a sua execução, movimentando a pelve ou inclinando o corpo para frente, por isso vale a pena executar esse movimento até sentir um alongamento da perna traseira, e conforme for ganhando flexibilidade ir aumentando a amplitude do movimento.


Tríceps Testa com peso corporal
Exercícios com peso corporal tendem a ser negligenciados, por não ser possível controlar a carga ou por serem muito dificeis de se executar. Esse exercício porém consegue controlar a dificuldade dele, pela amplitude de execução, além de solicitar muito da musculatura do tríceps (principalmente no quesito alongamento) vai trabalhar uma estabilidade da coluna através da ativação das musculaturas do abdômen.
Amplitude normal

Amplitude aumenta da

Rosca no cabo alto ou pulley
Talvez você já tenha executado esse movimento, mas ele é muito menos realizado que qualquer outro movimento de bíceps. É importante ressaltar que o bíceps só fica na posição mais contraída possível nesse exercício, já que o bíceps também faz flexão de ombros. Para uma execução correta basta colocar a polia no mínimo na altura dos ombros e realizar a flexão de cotovelos sem movimentas o cotovelo para baixo.



Pull through
Esse exercício tem uma movimentação similar a um "swing" (exercício normalmente realizado com um kettlebell), mas proporciona uma tensão constante. É um excelente movimento para trabalhar pernas, principalmente posterior de coxa, e lombar, mas é de mais fácil aprendizado que um terra ou stiff.

Vale a pena pensar em incluir um desses movimentos na sua rotina, lembre-se sempre de adaptar esses exercícios ao seu treinamento e tomar especial cuidado com execução.

Abraços e Bons Treinos!

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