sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Calistenia: o bom e velho

Podemos dizer que a calistenia é a primeira técnica utilizada pelo homem para treinar, afinal calistenia nada mais é que exercício realizados somente com o próprio peso corporal. Mas sempre falamos de resistência externa(máquinas,caso,anilhas) para conseguirmos mais resultados na academia, então porquê considerar a calistenia?

Já falei a respeito do Freeletics, que é um treinamento baseado somente no peso corporal, e exercícios circuitados que tem basicamente o objetivo de te tirar do sedentarismo e emagrecimento. Então sabemos que é plenamente possível realizar um treinamento focado em emagrecimento, mas quando falamos de hipertrofia, vamos acabar dependendo de um aumento da sobrecarga, o que vai acabar sendo muito limitado mas até um certo ponto não impossível.

Mas a moda da calistenia atualmente tem 2 focos:
-Aprimoramento da força relativa
-Controle corporal

O aprimoramento da força relativa nada mais é que conseguir fazer mais com seu próprio corpo, isso é interessante pois é extremamente funcional! Você normalmente não sai por aí agachamento 200kgs, mas abaixa e levanta centenas de vezes por dia com seu próprio corpo, mas provavelmente faz esses movimentos mais básicos de maneira incorreta o que pode levar a lesões.
Quando pensamos então no aprimoramento da força relativa estamos procurando dar maior autonomia para o aluno realizar as atividades do cotidiano e ser mais ativo de maneira geral.

O controle corporal tem dois pontos o primeiro é do conhecimento corporal, o aluno tem que passar a entender como cada parte do seu corpo se movimenta e explorar as possibilidade e amplitudes, o segundo ponto é explorar o controle da realização desses movimentos, como velocidade e sincronia.
O controle corporal acaba por gerar também uma espécie de atividade lúdica, que atraí praticantes de todas as idades e que não limita a atividade pela quantidade, mas foca na qualidade da execução.


Uma grande vantagem do ponto de vista estético e físico, é que os movimentos calistênicos vão exigir grande estabilidade do Core(abdômen e lombar), por isso o estimulo indireto para essas musculaturas será muito significativo. E o segundo ponto fundamental fala a respeito da amplitude dos movimentos, onde explorando a amplitude máximas das articulações vai permitir que o aluno mantenha o alongamento apropriado das musculaturas e um fortalecimento adequado, dessa forma prevenindo lesões.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário