quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Como usar colete de pesos


Aposto que você já viu alguém usando um colete de pesos para fazer algum tipo de exercício. Se você ainda não viu, pode já ter visto alguém usando caneleiras no nas pernas ou nos braços para fazer algum tipo de atividade. Mas até que ponto isso é viável?
Antes de mais nada é importante falar que tem coisas que simplesmente NÃO são efetivas, um bom exemplo disso é o fato de se usar resistência na direção errada.
Por exemplo: ao usar uma caneleira nos braços e simular um soco, você não está trabalhando no aumento da potência/força do soco, pois a resistência (gravidade) está puxando seu braço para baixo, e para aumentar a potência do soco, a resistência teria que estar no sentindo contrário ao que você está dando o soco (para trás).
Simples assim podemos já imaginar que muitos movimentos esses tipos de sobrecargas são ineficientes. Só usar esse peso extra e realizar movimentos não vai aumentar a eficiência do treinamento.
O local onde a sobrecarga se encontra faz toda a diferença no estimulo. Vamos imaginar uma corrida (apenas com o propósito de pegar um estimulo global):
-Peso nas mãos: você vai aumentar o peso total de seu corpo, e vai aumentar somente o estresse sobre os ombros.
-Peso nas pernas: você vai aumentar o peso total do seu corpo, mas o estresse vai ser somente nas musculaturas do quadril (muito) e joelhos
-Peso no tronco: você vai aumentar o peso total do seu corpo, vai distribuir o impacto na lombar e coluna
Vendo nesse exemplo percebemos que não é tudo a mesma coisa. Por tanto temos agora dois fatores fundamentais: a escolha dos exercícios e a localização da sobrecarga.
Além desses fatores podemos citar o mais importante de todos que é o objetivo. Se você procura hipertrofia provavelmente esse tipo de implemento não é o mais eficiente, com exceção dos movimentos com peso corporal, onde essa aplicação é extremamente válida.
Normalmente o uso desses utensílios é focado ou em performance ou emagrecimento, onde podemos traçar uma aplicação similar, que é de proporcionar um maior estresse sistêmico, nos movimentos já realizados.
Mas então todo mundo pode sair colocando coletes ou amarrando pesos no corpo?
Se pensarmos em caneleiras o objetivo deveria ser somente aumentar a sobrecarga nos movimentos corporais, já que em outros movimentos existem outros utensílios mais adequados.
Pensando no colete é possível utilizar ele para exercícios aeróbios afim de aumentar a intensidade (o que pode ser bom se o aluno tiver preparo muscular adequado) em contrapartida com o aumento da intensidade, obviamente que haverá uma diminuição da velocidade (uma boa correlação seria que se você aumentar a inclinação na esteira, tem que diminui a velocidade para manter a mesma frequência cardíaca).
Esse colete permite a realização de um treinamento aeróbio mais específico, por exemplo, um lutador pode realizar como exercício aeróbio um treinamento de movimentação de luta.
Para os exercícios resistidos é o mesmo principio do treinamento com caneleiras, dependendo da escolha dos movimentos existem outros exercícios superiores, mas desde que você não tenha nenhum problema de saúde e/ou articular e a sobrecarga no colete esteja distribuído igualmente na parte anterior e posterior do colete e também equilibrado entre os lados, para evitar qualquer tipo de sobrecarga que não esteja igualmente distribuída, você pode realizar qualquer movimentos com peso corporal com segurança.
Um exemplo simples de treinamento somente com peso corporal e colete de pesos:
Flexão de braço em bi-set com barra fixa aberta
Handstand pushup em bi-set com barra fixa supinada
Flexão de braço fechada em bi-set com Agachamento
Subida em um banco com Prancha Ventral
Passadas com Abd. Infra Pendurado
A cada semana você pode optar tanto por aumentar as repetições, diminuir o descanso, ou aumentar a sobrecarga se essa for uma opção.

Abraços e Bons Treinos!

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