terça-feira, 4 de agosto de 2015

Meta para repetições

Quanto pensamos em quantas repetições devemos realizar no treinamento é fácil imaginar que ela tem que ter uma relação direta com o nosso objetivo, mas será que você não está prejudicando seus resultados dessa forma?

A ideia de que você tem que fazer um número preciso de repetições para alcançar seus objetivos não é nova. Basta imaginar que até alguns anos atrás era comum ouvir que 10 repetições é "pra crescer" e 15 é "pra secar".
Nos últimos anos esse bordão vem tomando formas diferentes como: 8-12 repetições pra crescer, fazer 7 é perda de tempo.

Sua musculatura não tem ideia do que é uma repetição. Seu corpo sendo o estresse localizado e sistêmico no qual você está se colocando, realizando aquela repetição, série e treino.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que o número de repetições é mais um fator na equação que forma esse estresse e que tem muitos outros fatores, que eventualmente não tomamos conhecimento.
Apenas para exemplificar e utilizando somente outros 2 fatores (e deixando muitos de fora), imagine que esse estresse fosse calculado pelo número de repetições x tempo de contração:

Exemplo 1:
10 repetições x 2 seg = 20seg de tensão

Exemplo 2:
5 repetições x 4 seg = 20seg de tensão

Logicamente que diversos fatores podem vir a ser modificados nesse exemplo, como a carga, mas ele serve para ilustrar que o número de repetições tem uma importância, mas não pode ser o único protagonista na hora de se pensar em um treinamento.

Por isso fixar um número de repetições único no seu treinamento pode ser furada. Lógico que você precisa de algum norte na hora de planejar seu treinamento, normalmente o recomendado seria planejar em uma zona ou uma interpretação variável do número de repetições, sabendo que se ao invés de 3x10, você fizer 1x12, 1x9, 1x8, você está dentro do seu objetivo.

Mas no fundo o mais importante é levar sua musculatura a fadiga, por isso não tente colocar uma meta fixa e parar nela, caso você ainda não tenha chegado no seu limite durante a série.

Abraços e Bons Treinos!

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