terça-feira, 25 de agosto de 2015

Procurando uma Academia

Quando procuramos uma nova academia o que deveríamos procurar e esperar dela? Sendo você um aluno experiente ou não, vamos tentar verificar alguns ponto fazendo uma check list do que é necessário em uma boa academia.
1 – Atendimento
É impossível ressaltar mais a importância do profissional de educação física na academia, não somente para montar seu treinamento, mas para realizar um acompanhamento lhe ensinando os movimentos e realizando avaliações físicas.
Vale ressaltar que mesmo que você “acredite” que sabe treinar,  isso pode ser arriscado, te colocando em risco de lesões e até complicações cardíacas.
2 – Espaço
Ao falar de espaço temos que levar em consideração tanto a área da academia quando o espaço para transitar dentro dela. Uma academia pequena pode ter um espaço ótimo, desde que não esteja abarrotada de equipamentos, da mesma forma que uma academia grande pode não ter espaço nem para realizar um agachamento livre, e esse é nosso próximo ponto.
3 – Exercícios
Tem muitos locais que não é possível realizar uma série de exercícios pelos motivos mais diversos, desde a falta de espaço/estrutura, até regras inexplicáveis (tem locais onde é proibido fazer terra por exemplo), tudo isso tem que ser levado em consideração, principalmente se o aluno objetiva treinar na academia por um longo período de tempo.
4 – Equipamentos
Em complemento ao item anterior, é necessário ter uma estrutura mínima para se treinar e não estou me referindo a ter equipamentos modernos ou esteiras bonitas. A academia precisa proporcionar ao menos um equipamento para cada movimento, inclusive isolados, e possuir um suporte para realização de exercícios livres, halteres, anilhas e barras. De forma geral a academia tem que ter:
-Local para agachamento, terra e afundo, Leg press, cad. Extensora, cad. Flexora, adutora e abdutora
-Banco de supino reto e inclinado (declinado seria bom também), uma máquina de supino ou Smith, cross over
-Puxada e remada, com opções de barras diferentes: pequena, grande, triangulo, romana.
Partindo do pressuposto que ela vai ter um Smith e um CrossOver podemos dizer que os movimentos isolados e guiados estão garantidos, isso já permite treinar qualquer outro grupamento de maneira eficiente.
5 – Peso
Quando pensamos em peso aposto que você pensou que os halteres tem que ser pesados sufientes para você, correto? Sim, você está certo. Mas temos que ver o outro lado da moeda, já imaginou se a academia só tivesse halteres de 20kgs para cima? Idealmente a academia vai possuir um jogo de halteres pequenos (1-10kgs) e alguns pares montados (que vai depender do porte da academia), mas se ela possuir ao menos um jogo para montar ou ainda barras livres, podemos dizer que esse problema é minoritário.
6 – Alunos
Um dos pontos que vejo como fundamental é você estar em um ambiente no qual você se sinta confortável. A academia é para todos, dos adolecentes até os idosos, mas eventualmente pelo ambiente da academia ela acaba afastando um pouco um desses públicos. Por isso tenta certeza de se matricular em um local onde você se sinta acolhido.
7 – Alunos, muitos alunos
Existe apenas 1 tipo de academia: a que acha que quando mais alunos melhor. Mesmo que pensemos em academias de formatos diferenciados, se não for uma academia de personal trainer, com certeza ela quer mais alunos no mesmo horário. Por isso temos que pensar como é seu treinamento e se a academia tem suporte para isso, eventualmente treinar em um horário com muitas pessoas é desanimador e pode até impossibilitar que você realize seu treinamento de maneira eficiente.
8 – Organização
Acho que uma academia organizada é fundamental, tanto do ponto de vista de limpeza e equipamentos no lugar, quando na distribuição de equipamentos. Por exemplos acho interessante academias que distribuem os equipamentos por grupamento muscular (todos movimentos de peito em um local, todos de costas em outro, etc.) Nada pior que ter que ficar rodando  a academia para realizar um treinamento e perder tempo entre os bi-sets.
9 – Grade
Se você gosta de realizar aulas de ginástica é ótimo que a academia tenha aulas a te oferecer. Mas cuidado com o número gigante de aulas que eventualmente lhe é oferecido que você sabe que não vai realizar, principalmente se isso custar mais para o seu bolso. Se for o mesmo valor ótimo, mas cuidado com os upgrades que os vendedores tentam te fazer, onde você acaba pagando um valor muito mais elevado por um produto que acaba não usando, é mais fácil começar com um plano mais básico e depois fazer o upgrade, caso veja que vai utilizar.
10 – Facilidades
Hoje em dia existem milhares de academias, por isso procure uma que lhe ofereça o maior número de facilidades, como localização, estacionamento e horário de funcionamento. Principalmente para quem está começando agora é necessário que ir treinar seja um processo facilitado, afinal você não vai sair da sua zona de conforto para ir treinar em um local longe, indo a pé em baixo de chuva e que você só vai conseguir treinar 20min pois ela vai fechar.
Pode parecer que essas dicas são obvias mas eventualmente esquecemos que o segredo está na simplicidade.


Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário