Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2015

Problemas com programas de emagrecimento

Imagem
Sempre que vejo algum tipo de programa de emagrecimento, relacionando emagrecimento rápido, remédios ou exercício meu primeiro pensamento é que aquilo não passa de estratégia de marketing.

Vamos entender o porquê...

Ombros: A importância da execução

Imagem
Os ombros são uma musculatura muito peculiar, ela é estimulada por qualquer treinamento que você faça de membros superiores, seja numa simples rosca direta até um supino inclinado. Por isso é importante pensar muito no seu treinamento para essa musculatura, mas tem um fator que é muito importante e pouco abordado. A execução das repetições!

Trapézios e o seu treinamento

Imagem
Vamos começar esclarecendo que apesar de teoricamente termos mais do que o trapézio superior, hoje o post vai falar sobre ele e para facilitar vamos chamar ele somente de trapézio E como você provavelmente está treinando ele de maneira ineficiente.Qual é o exercício mais realizado para o trapézio? Com certeza você pensou em encolhimento. ...

5 MITOS sobre Dor Muscular Tardia

Imagem
Quem nunca teve dor muscular tardia nunca treinou na vida! Ou mesmo nunca viveu, pois lembro de vezes que senti dor muscular tardia até de acompanhar minha esposa nas compras! Mas qual o impacto real da dor muscular tardia? Ela seria um bom parâmetro para um treino efetivo?

Periodização: uma nova abordagem

Todos sabemos o conceito de periodização que diz que devemos planejar com antecedência uma progressão nos treinamentos. E eu basicamente vejo 2 tipos de alunos: os que fazem errado isso e os que não fazem de maneira nenhuma.

Os que não fazem tem como argumento que você não tem como planejar com antecedêcia o que vai acontecer com seu corpo e consequentemente nem estabelecer seus treinamentos com antecedência. O erro é que a periodização não quer dizer que você tem que acertar quantos kgs vai levantar, mas sim desenhar a estratégia na qual vai usar nos próximos treinamentos de maneira a montar uma progressão a longo prazo, e isso é plenamente alcançável.

Os que fazem errado normalmente tem a visão que seria algo fechado em blocos:
1 mês de Força  depois 1 mês de Hipertrofia depois 1 mês de resistência.

Apesar do conceito de periodização ter nascido dessa forma, já se sabe a muito tempo que quando você acaba o mês de resistência, todo ganho que você fez no departamento de força já se pe…