segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Problemas com programas de emagrecimento

Sempre que vejo algum tipo de programa de emagrecimento, relacionando emagrecimento rápido, remédios ou exercício meu primeiro pensamento é que aquilo não passa de estratégia de marketing.

Vamos entender o porquê...

Emagrecer rapidamente

Um kilo de gordura tem 7000 kcal (sete mil kcal), ou seja, você precisa gerar esse déficit para perder 1kg de gordura. E acreditem é muita gordura. Por isso sempre que qualquer programa afirmar que fará você perder X kgs na balança, boa parte desses kgs será água, pois é muito fácil fazer alguém perder uma boa quantidade de peso sempre a maior parte água, principalmente se manipularmos o conteúdo de sódio, água e produtos naturalmente diuréticos na dieta.


Remédios

Mesmo os mais potentes remédios imagináveis, não vão fazer efeito sem dieta e exercício. Isso parece obviu, mas para uma parcela da população não é. Se fosse fácil tomar algum tipo de coisa e ficar definido, pode ter certeza que todos os os milhonários seriam trincados e você não veria atletas de fisiculturismo se esforçando tanto para perder gordura.




Exercícios

Todos nós sabemos da importância que o treinamento físico possuí no emagrecimento, além de potencializar o gasto energético basal, manutenção da massa magra e ajudar a gerar o deficit calórico. Mas o que é possível fazer somente com exercícios?

Vamos partir do pressuposto que você pode treinar 1 hora diária.

Sabemos que o efeito de exercícios intervalados gera um maior gasto energético no pós treino que o exercício contínuo, mas não existe uma formula matemática que quantifique isso de maneira simples.

Por isso vamos usar de exemplo uma corrida de 10km por hora.




Fica claro também que o gasto energético é proporcional a pessoa, normalmente utilizamos somente o peso total da pessoa para calcular esse gasto (apesar de fazer um pouco de diferença se a pessoa tem muita massa magra ou pouca massa magra, o calculo é considerado preciso).

Se você pesa 60 quilos gastará 594 kcal

Se você pesa 70 quilos gastará 693 kcal
Se você pesa 80 quilos gastará 792 kcal




Se você pensar no exercício como a fonte do gasto para gerar o défit, e você pesa 70kgs, levará 10 dias para perder 1kg de "pura gordura" (provavelmente perdendo quase 2kgs no total).


Algumas criticas podem ser feitas a essa analogia que fiz, você poderia escolher uma intensidade maior que geraria mais gasto mas é extremamente improvável que você consiga correr a 15km/h.

É possível escolher um treinamento que gere maior gasto energético, mas se pensarmos em algo extremamente intenso em 1hr não vai diferir muito do apresentado, afinal apesar das propagandas enganosas é próximo de impossível gerar um gasto de 1000 (mil) kcal em 1 hora.

Mas o importante entender que por mais que seja interessante modificar os pontos, um gasto energético muito brusco vai na verdade diminuir seu metabolismo e dificultar suas atividades no dia-a-dia por isso não é inteligente deixar de comer para emagrecer, e sim realizar uma reeducação alimentar, a mesma coisa acontece com exercício. O melhor é realizar treinamentos constantes ao invés de pensar em gerar o maior gasto energético possível em pouco tempo e depois relaxar com o treinamento.

Abraços e Bons Treinos!

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