sábado, 12 de setembro de 2015

Trapézios e o seu treinamento

Vamos começar esclarecendo que apesar de teoricamente termos mais do que o trapézio superior, hoje o post vai falar sobre ele e para facilitar vamos chamar ele somente de trapézio E como você provavelmente está treinando ele de maneira ineficiente.Qual é o exercício mais realizado para o trapézio? Com certeza você pensou em encolhimento. ...

Mas o encolhimento não é necessariamente o melhor exercício para essa musculatura, e além disso vejo um problema grave na execução desse exercício, que é normalmente realizado de uma forma muito "curta".

Seria necessario trabalhar alongando totalmente e trazendo os ombros até as orelhas, fazendo assim um movimento completo.

Mas além do encolhimento temos outros exercícios que estimulam mais essa musculatura, e que oferecem mais benefícios, pois além de estimularem essa musculatura estimulam outras, mas principalmente pois vão propiciar melhores resultados para o trapézio.

Pense no trapézio da mesma forma que o quadríceps, você consegue estimular ele de maneira isolada, mas os maiores benefícios vem dos movimentos onde ela é estimulada em conjunto com outras musculaturas, pois será possível gerar um maior estresse global.

No caso do trapézio você pode "escolher" agrupar ele ou no treinamento de ombros ou de costas, mas logicamente pensando em selecionar exercícios que trabalhar melhor de acordo com a sua organização de treinamento.

Existem alguns movimentos chave para o trapézio, entre eles a remada alta e o face pull, são os principais
facepull
A principal razão desses movimentos serem os mais eficientes é que eles vão gerar uma contração no sentido das fibras musculares, gerando um alongamento máximos e encurtamento máximo das fibras, além de propiciarem um movimento com uma carga considerável.

Outros movimentos que estimulam muito essa musculatura seriam o crucifixo inverso, remada aberta, terra, farmer walk e elevação lateral.
farmer walk

Por tanto ao querer desenvolver mais o seu trapézio não adianta querer fazer um treinamento mais pesado no encolhimento, é necessário envolver mais movimentos que estimulem o trapézio no seu treinamento, e focar em uma execução pesada mas completa desses movimentos, e lembrar que o encolhimento é um movimento "coadjuvante" e não "principal" para desenvolver o trapézio.

Abraços e bons treinos!

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