segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mobilidade: ponto chave na sua saúde


Muitas vezes nos preocupamos excessivamente com nossos resultados estéticos e acabamos esquecendo um pouco da nossa saúde articular. Principalmente quando não sentimos nenhum desconforto ou nunca tivemos nenhuma lesão. Mas vamos entender porquê é importante ter uma mobilidade adequada e como isso vai ajudar você a ter melhores resultados e prevenir lesões.

Mobilidade quer dizer a sua capacidade de executar um movimento em sua amplitude e postura ideal, sem dores.

Basicamente diz a respeito de executar os movimentos de maneira ideal, e para isso você precisa de força (para executar o movimento e manter as estruturas estabilizadoras estáveis) e flexibilidade para realizar o movimento em sua amplitude ideal.

Como as cargas tendem a ser sempre progressivas (ou assim esperamos) o grande problema não é a força estabilizadora, nem para realizar o movimento, mas sim a flexibilidade para realizar o movimento em amplitude ideal.

Isso acaba por gerar um desses dois cenários:
-Redução da amplitude de movimento
-Ajustes na postura para permitir a execução

Vamos utilizar o agachamento como exemplo:
Com a falta de mobilidade o aluno vai descer menos no movimento (problema 1) ou vai fazer ajustes como inclinar mais o tronco ou afastar mais as pernas(problema 2).

O grande problema é que como podemos observar vamos mudando o estimulo, trabalhando de forma sub-ótima (gerando menos estimulo), colocando mais estresse em outras articulações (como coluna e joelhos) além de não trabalhar na real causa do problema que é a falta de mobilidade.

Não é nenhum crime realizar movimentos com amplitude reduzidas ou adaptados por um período de tempo, ENQUANTO se trabalha na real solução do problema.

Para solucionar a falta de mobilidade vamos ter que trabalhar em duas frentes:
-Melhora da flexibilidade
-Melhora na execução dos movimentos

A melhora da flexibilidade é básica, apesar da grande maioria das pessoas realizar ela de maneira incorreta. Para melhora da flexibilidade é necessário realizar um trabalho intenso, com séries e intervalos similares a um treinamento de musculação, é justamente por isso que normalmente as pessoas não veem melhora na flexibilidade pois realizam somente 1-2 séries com baixa intensidade no alongamento e normalmente pós o treinamento daquela musculatura, que seria o pior horário possível para trabalhar querendo um aumento de flexibilidade.

Mas a melhora na execução dos movimentos é algo simples, que acabou se perdendo no decorrer dos anos no treinamento físico. Por exemplo se você não conseguia agachar com a barra nas costas, ia praticar realizar movimentos somente com o peso corporal, mas com o passar do tempo as pessoas deixaram essa prática pela total substituição do exercício livre por outras variações onde fosse possível executar o movimento, como a variação no smith, ou ainda utilizando um calço por baixo do pé para compensar o encurtamento das musculaturas posteriores da coxa.

O grande problema é que nos programamos para fazer o que treinamos e o padrão desses outros movimentos é ligeiramente diferente do padrão livre. Justamente por isso para realizar um agachamento adequado é necessário a prática do movimento livre.
É possível realizar progressões apoiando as mãos, usando um banco para sentar, até a progressão da realização livre sem peso e dependendo do problema na execução realizar educativos específicos (por exemplo se a pessoa tende a inclinar o tronco, pedir para ela realizar o movimento com os braços apontando para o teto).

Esses são exemplos simples como é importante desenvolver a mobilidade e como você pode abordar esse quesito no seu treinamento de maneira simples e eficaz.

Abraços e Bons Treinos!

Um comentário:

  1. olá professor tudo bem? desculpe estar postando uma dúvida em um artigo totalmente distinto do que eu quero saber mas é que já faz algum tempo que me pergunto em relação ao tempo de descanso entres as séries de um treino. eu já li a respeito que o tmepo vaira de acordo com o objetivo. dando o exemplo de um treino de hipertrofia, se o tempo foi estipulado em um minuto e trinta segundos porém com um minuto de descanso já me sinto apto a realizar outra série o que eu faço? executo após um minuto ou espero até atinigir o tempo recomendado ? obrigado professor estarei aguardando

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