segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Perder gordura ou ganhar massa muscular?

Uma boa parte dos praticantes de musculação já se fez essa pergunta: seria melhor começar focando em emagrecer ou em ganhar massa muscular? Vamos chegar em um veredito hoje!



Obviamente que tudo depende do individuo se você estiver com o percentual de gordura muito elevado (20%) você com certeza deverá focar em reduzir a gordura corporal, masa a grande maioria das pessoas se encontra em um meio termo entre 12-15% de gordura e sem muita massa muscular, então o que fazer?

Se você é sedentário, provavelmente deve estar fazendo mil planos sobre como vai começar a treinar, fazer dieta, suplementar, fazer aulas, corrida, lutas e tudo isso para em 30 dias estar igual a algum modelo fitness que você viu em algum lugar.

A verdade é que tudo leva um tempo, então é obvio que você não vai ficar assim em 30 dias, mas saber aonde começar é um excelente passo para poupar tempo e frustrações.

Se você se encontra em um ponto mediano a melhor alternativa é ganhar massa muscular inicialmente.

Isso ocorre por alguns motivos:
-Quanto mais massa muscular, mais seu metabolismo basal aumenta, ou seja, você vai conseguir emagrecer depois comendo mais.
-Quanto mais massa muscular, mais você vai gastar energia no treinamento.
-Nos primeiros meses de treinamento é quando você possuí mais facilidade para ganhos de força e também para ganhos de massa muscular.

Se você procurar focar em perder gordura primeiro a tendência é que você tenha que fazer uma dieta muito restritiva e consequentemente o risco de você acabar abaixando seu metabolismo (para se adequar as quantidade mínimas e energia ingeridas) é maior, além das proporções serem menores o que dificulta o lado psicológico.

Falando em lado psicológico é mais fácil suportar um "peso" por vez, apesar da grande maioria das pessoas querer fazer tudo ao mesmo tempo é importante começar uma rotina progressiva de treinamento e de dieta também, por isso começar focando um pouco mais no ganho de massa muscular é mais fácil.

O praticante iniciante normalmente já acaba por perder um pouco de gordura e ganhar um pouco de massa muscular naturalmente sem fazer alterações na sua dieta, e esse é um ponto importante.
Ter uma dieta equilibrada é fundamental visto que comer muito mais só fará com que você engorde, por isso é importante consultar um nutricionista para minimizar esse acumulo de gordura.

Como ganhar massa muscular é um processo mais demorado é infinitamente mais fácil perder 5kgs do que ganhar 5kgs de massa muscular. Mas ambos os efeitos esteticamente serão brutais. É importante sempre alternar períodos de ganho de massa muscular e perda de gordura, e eles podem se alternar de maneira fluída onde tais mudanças vão de encontro com os objetivos do treinamento resistido/aeróbio e vice-versa.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário