segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Treinos por tempo para emagrecimento

Sempre que falamos de emagrecimento é importante ressaltar o treinamento de musculação, pois auxilia na manutenção da massa magra e tem a capacidade de "gastar" tanto ou até mais gordura corporal que o treinamento aeróbio. Vamos abordar hoje uma estratégia inteligente para potencializar essa queima de gordura corporal.

Essa técnica de treinamento é mais velha que andar para frente, mas como tudo no mundo fitness, acabou ganhando mais popularidade devido ao crossfit.

O objetivo é realizar uma tarefa por tempo, você delimita o tempo final e realiza quantas séries e repetições conseguir.

Existem algumas variações nesse tipo de treinamento:

-Realizado com um número fixo de repetições:
Ex:Quantas séries de 10 repetições você conseguir realizar na barra fixa em 10min.
Esse treinamento tem como objetivo ensinar o aluno a dosar a fadiga e interpretar os sinais do próprio corpo, além de procurar superar pequenos limites, visto que se ele não realizar as 10 repetições seguidas a série "não conta".

-Realizado com um intervalo fixo:
Ex:Quantas repetições de flexão de braço conseguir em 10min, com intervalos de descanso menores que 30seg.
O objetivo é gerar uma fadiga metabólica muito grande em um exercício onde a sobrecarga seja externa seja leve. Esse tipo de treinamento é excelente para trabalhar resistência muscular.

-Tarefa orientado
Ex: Quantas repetições conseguir em 7min.
Tipico treinamento de crossfit, onde se coloca um exercício e o aluno realiza quantas repetições conseguir. Apesar de extremamente eficiente, o nível de fadiga é muito elevado por isso sugiro sempre que opte pela segurança ao trabalhar com grandes cargas.

-Tarefa orientado adaptado
Ex: Quantas repetições conseguir em 2 movimentos em 7min
Uma forma mais interessante e segura de realizar o treinamento anterior, é escolhermos 2 movimentos, por exemplo barra fixa e flexão de braço, O aluno vai fazer quantas repetições conseguir em cada uma, e ao fadiga passa para o outro movimento, indo e voltando enter as séries assim que atingir um determinado nível de fadiga (que pode ou não ser estabelecido pelo treinamento antes, como não chegar a falha muscular ou até não conseguir realizar uma repetição).
Esse treinamento, independente do nível de fadiga, vai realizar uma gasto energético muito elevado, e optando por não levar até a fadiga nunca, ,procurando manter o aluno em exercício durante os 7min, pode ser uma estratégia mais inteligente e segura para o emagrecimento.

-Tarefa orientado com repetições determinadas em circuito
Ex: realizar 5 barras fixas, 10 flexões, 15 abdominais e 20 agachamento em 10min
O objetivo é realizar um trabalho especifico com o nível de dificuldade de cada exercício, em um circuito onde o aluno tem que completar o número de repetições de um exercício antes de partir para o próximo. O gasto energético desse tipo de circuito é muito alto e pode ser adaptado as necessidades do aluno, tendo ele realizar um treinamento tradicional ou não antes.

É importante sempre elaborar seu treinamento de acordo com seus objetivos e com seu histórico de treinamento, se você está saindo do sedentarismo agora lembre-se de realizar progressões devagar e começar sem levar seu corpo a total fadiga. O modo mais rápido de alcançar seus objetivos e fazendo progressos constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário