domingo, 3 de janeiro de 2016

A importância de estabelecer metas

Acredito que estabelecer metas a curto e longo prazo seja fundamental para a evolução do praticante de qualquer esporte. E hoje vamos ver como você pode colocar metas simples para que você consiga se manter focado e alcançando seus objetivos.

É importante entender que metas muito amplas ou que não possam se medidas dificulta manter uma registro de sua evolução, por exemplo:

-Quero ganhar massa muscular
-Quero aumentar meus braços
-Quero ficar definido
-Quero emagrecer

É importante definir exatamente quanto, mesmo que você não tenha muita idéia se aquele tanto é realmente aonde você quer chegar. Por exemplo, normalmente as pessoas sub-estimam o tanto de gordura que tem que perder para ficar com o abdômen definido, enquanto elas pensam que é 5kgs, na verdade é preciso perder 10kgs de gordura.

Mas ter chegado a perder 5kgs foi um grande passo, e é algo notável.

Por tanto a melhor forma é estabelecer pequenas metas e em espaços de tempo definidos. Preciso perder 1kgs de gordura por mês.

Aqui entra outra dica importante que é a de manter metas realistas, perder 10kgs em 1 semana não é real, ganhar 1kgs de massa por semana não é real, ganhar mais que 1-2 cm em qualquer parte corporal por mês não é real.

Normalmente acabo me focando em números relacionados a estética pois aqui os resultados são mais complicados de aparecer e demoram mais tempo, já que ganhos de força dependem muito do seu treinamento, do seu nível e do seu planejamento, é possível aumentar 10-20kgs em um exercício se você é iniciante em 1 mês, mas se você é avançado pode demorar até mais que 1 ano.

Quando falamos de transformações corporais, o foco no objetivo é o mais importante. Não tente fazer 2 coisas ao mesmo tempo, foque em 1 e faça bem feito. Pois esse é o maior erro dos praticantes de musculação: querem ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.

Em consequência treinam errado para os dois objetivos e com certeza comem errado para um deles.

Outro ponto importante é se manter constante com o como você está medindo seu progresso.

Vamos supor que seu objetivo é perder 5kgs de gordura corporal (obviamente que o ideal seria medir sua % de gordura e fazer um objetivo baseado nisso, mas vamos tentar ser praticos), você tem que se pesar sempre sobre as mesmas condições, preferencialmente de manhã em jejum.

Digo isso pois qualquer quantidade extra de água vai fazer com que você fique mais pesado e isso vai atrapalhar a sua visão do seu progresso. Uma boa estratégia e tentar manter um progresso constante, quando esse progresso diminuí em 20% da sua velocidade está na hora de modificar um pouco as diretrizes.

Se você quer ganhar 1kgs de massa muscular por mês, e esse mês você só ganhou 0,5kg você precisa com certeza avaliar sua alimentação e possivelmente analisar seu treinamento, pois ou você está consumindo um quantidade calórica muito baixa para seu objetivo ou seu treinamento esta gastando muita energia(possibilidade que normalmente os alunos não consideram mas é muito importante).

Por isso lembre-se:
-Tenha objetivos claros, mensuráveis e a curto prazo.
-Mantenha um registro claro sobre seus resultados e que eles possam ser sempre re-testados nas mesmas condições.
-Caso seus resultados comecem a diminuir, procure avaliar quais fatores podem estar influenciando e já comece a corrigir.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário