quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Mudar posicionamento das mãos/pés muda a ação muscular

Quem nunca ouviu que pegar aberto na barra ou apontar os pés para fora vai mudar a ação em exercícios isoladores como rosca, tríceps e panturrilha? Mas será que isso é verdade ou é mito?

Por muitos anos eram prescritos movimento simplesmente no que o professor e aluno sentiam durante a execução dos movimentos. Por isso durante a execução dos movimentos era levado em consideração qual a musculatura que era mais "sentida" durante a execução.

Por isso víamos muitas prescrições baseadas em exercícios isolados, como cadeiras extensoras e flexões de cotovelos, já que é mais fácil "sentir" as musculaturas em movimentos isolados.

Atualmente porém com a tecnologia e principalmente as pesquisas em biomecânica podemos saber exatamente quais são os melhores exercícios para cada musculatura e mais importante esclarecer os mitos de uma vez por todas.

Para saber exatamente quais musculaturas são ativadas durante um exercício os pesquisadores colocam eletrodos nas musculaturas e pedem para os atletas fazerem o movimento, os atletas testam os mesmos movimentos com diversas cargas diferentes, afim de ter uma leitura precisa e também que represente o que realmente ocorre na vida real. Esses eletrodos vão captar os sinais elétricos das musculaturas e indicar quais estão sofrendo maior estimulação.

Alguns dos mitos envolvendo membros inferiores diz a respeito de fazer tanto a cadeira extensora quanto as panturrilhas com os pés em diferentes posições para estimular diferentes partes da coxa ou da panturrilha. A mesma coisa envolve trabalhar com pegadas mais aberta na rosca direta ou no tríceps pulley.

A maioria esmagadora das pesquisas nos mostra que mudar esses posicionamentos não aumenta o recrutamento de nenhuma musculatura nesses exercícios isolados e pode ainda aumentar o estresse na articulação envolvida no exercício (vale dizer que em movimento multiarticulares como supino ou agachamento mudar o afastamento das mãos ou posição dos pés vai mudar a biomecânica do exercício totalmente e consequentemente mudará as musculaturas estimuladas).

Por tanto antes de sair copiando qualquer exercício, lembre-se que é importante entender se essa mudança vai trazer algum benefício e pior ainda se não vai prejudicar seu treinamento e sua saúde.

Abraços e Bons Treinos!

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