quinta-feira, 3 de março de 2016

Treinar 2x ao dia é melhor?

Como todo ser humano nós temos pressa de alcançar melhores resultados, mais rapidamente e normalmente com menor esforço. Eventualmente você passa a fase de acreditar que com menos esforço vai conseguir mais resultado e passa a acreditar que mais é simplesmente melhor. Mas e treinar 2x ao dia, vale a pena?


Vamos entender o que é exatamente treinar 2x ao dia.
-Treinamentos tem que ter mais que 10-15min.
-Tem que se tratar de treinamento aeróbio/anaeróbio ou resistido.
-Treinamentos com cargas maiores que 50% do máximo, levados até algum grau de exaustão.

É importante citar esses fatores, pois pequenas sessões de alongamentos ou caminhadas não vão contar como treinamentos, e eventuais trabalhos recuperativos leves ou posturais não são contabilizados como treinamentos.
Treinar 2x ao dia pode apresentar algumas vantagens e algumas desvantagens e você tem que analisar se realmente é o ideal para você treinar mais que um período no dia.
Treinar 2x ao dia, implica em realizar 2 aquecimentos, realizar duas idas até a academia, ou seja, mesmo que seu treinamento seja dividido em 2x 30min, ao invés de 1x 60min, provavelmente você vai gastar mais tempo do que se treinasse somente 1x.
Além disso você teria 2 picos de cortisol no dia um maior desgaste físico geral pelo seu treinamento.
Mas temos que olhar pelo lado bom, treinar duas vezes ao dia vai deixar você com em dois momentos diferentes do dia com uma sensibilidade maior a insulina, e vai permitir treinar de maneira mais intensa as musculaturas daquele dia, além de aumentar o gasto energético.
Apesar de existirem esses pós e contras a grande dificuldade de realizar o treinamento duas vezes ao dia é aplicá-lo corretamente e direcionar para quem realmente necessita.
Digo isso, pois quem realmente precisa de 2 treinamentos diários para obter os melhores resultados possíveis? Existem classicamente dois cenários que esse protocolo pode ser utilizado:
-Atletas de alto rendimento:
Pois a intensidade e eventualmente o volume necessário de treinamento é muito grande e por isso dividir a sobrecarga no corpo é vantagem. Isso ocorre principalmente em esportes onde o treinamento técnico-tático envolve um desgaste físico, fora o trabalho de preparação física. Falando em hipertrofia, atletas de fisiculturismo podem utilizar esse tipo de abordagem para procurar enfatizar alguma musculatura, ou para evitar treinamento muito longo em épocas de pico no volume total de treinamento.
-Pessoas que tem pouco tempo para treinar:
Se você tem 30min na hora do almoço e 30min no período noturno dividir seu treinamento pode ser vantajoso, para que seja possível realizar um volume adequado de treinamento em um mesmo dia.  E é esse caso que nós vamos abordar na construção do programa de treinamento.
Para esse modelo vamos usar um treinamento ABC:
Dia 1:
MANHÃ: Puxada Aberta, Remada Aberta, Remada Peg.Neutra,Pulldown,Crucifixo Inverso
NOITE:Rosca Direta, Rosca Martelo, Rosca Inversa
Dia 2:
MANHÃ: Crucifixo Reto, Supino Reto, Supino Inclinado, Desenvolvimento
NOITE:Elevação Lateral, Remada Alta, Tríceps francês
Dia 3:
MANHÃ: Agachamento, Terra, Afundo, Cad.Flexora
NOITE:Panturrilha no Leg press, Panturrilha sentado, Abdominal reto, abdominal infra
Optei por um trabalho sinergista no mesmo dia, treinar musculaturas que trabalhem juntas para realizar um mesmo movimento, mas podemos observar que procurei deixar o trabalho do período matutino e vespertino o menos conflitante possível. Isso por que no momento que você termina seu treino da manhã, seu corpo já está em processo de recuperação, e treinar novamente as mesmas musculaturas de maneira igual e muito intensa seria contraprodutivo.
Lembre-se que esse tipo de treinamento é algo avançado e só é indicado para indivíduos no mínimo intermediários, e que se você tem opção provavelmente é melhor realizar somente 1 treinamento por dia.


Abraços e Bons Treinos! 

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