terça-feira, 5 de abril de 2016

Alongar para mais resultados

  
Quando falamos de exercícios resistidos, podemos realizar qualquer exercício de mil formas, mas será que você está tirando o máximo de resultados de cada exercício que você faz? Vamos falar da importância de alongar a musculatura DURANTE a execução de cada repetição.

Quando executamos uma repetição em qualquer exercício dizemos que ela possuí 2 fases concêntrica (quando vencemos a resistência) e excêntrica(quando cedemos a resistência), mas na verdade possuímos mais 2 fases a isométrica no ponto de contração máxima e a isométrica no ponto de alongamento máximo.
Normalmente as pessoas ignoram ou tentam passar de uma fase dinâmica para a outra o mais rapidamente possível. Ocorre que essas fases isométricas são importantes e podemos escolher trabalhar com elas de forma a melhorar o trabalho das musculaturas.
Hoje vou falar mais sobre a fase de alongamento da musculatura, por incrível que pareça essa porção do movimento onde estamos alongando ao máximo a musculatura e iniciando a contração muscular é aonde ocorre mais microlesões na musculatura o que é positivo para o ganho de massa muscular e de força.
Outro ponto importante é que para desenvolvimento de força e força explosiva a transição da fase de alongamento para a fase de contração deve ser rápida para trabalhar a força elástica, mas para quem quer hipertrofia e forçar ao máximo as musculaturas é possível trabalhar com pausa nessa etapa afim de estressar ao máximo a musculatura.
É comum observar nas academias pessoas realizando trabalhar curtos em diversos movimentos como barra fixa, onde não é possível controlar a carga utilizada, mas eventualmente estão perdendo muito do estimulo para hipertrofia, onde era melhor trabalhar com repetições completas e realizar menos repetições, do que trabalhar com repetições parciais e mais repetições (vale lembrar que provavelmente o tempo sobre tensão em ambas as formas devem ser muito parecidas).
Devemos então considerar o trabalho com a musculatura alongada como algo central no nosso treinamento e procurar selecionar os melhores exercícios para cada musculatura como:
-Cad. Extensora
-Stiff
-Crucifixo Reto
-Barra fixa
-Rosca no banco inclinado
-Tríceps francês
-Elevação frontal no banco inclinado

Vamos falar no próximo post sobre como utilizar movimentos onde não estamos alongando totalmente a musculatura para estimular de forma diferente suas musculaturas.

Abraços e Bons Treinos!

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