quinta-feira, 7 de abril de 2016

Mantendo a contração constante

    
Apesar de ser possível manter uma contração constante na musculatura durante um exercício e trabalhar ela com toda a amplitude do movimento, é muito mais difícil do que simplesmente reduzir alguns poucos graus do final do movimento quando estamos próximo de alongar. Vamos abordar então como você pode trabalhar com essa tensão constante para obter mais resultados.

Se estamos falando de trabalho com tensão constante temos dois fatores importantes, o primeiro é que o trabalho vai ser focado em hipertrofia ou resistência de força, ambas características são melhores trabalhadas com repetições médias ou altas, algo de 10-25 repetições.
Outro detalhe é que estamos falando de uma hipertrofia mais sarcoplasmática, do conteúdo líquido e energético da musculatura, e para isso temos que estressar ela e gerar um acumulo de metabólitos (o que a tensão constante faz de maneira perfeita), mas é preciso manter os intervalos relativamente curtos para que seja possível manter esses níveis elevados durante o treinamento e causar um maior impacto nessas musculaturas.
Os exercícios para se trabalhar com esse objetivo são normalmente exercícios em máquinas, pois trabalhando com pesos é impossível manter uma contração constante em alguns exercícios, como por exemplo o crucifixo, onde o final do movimento não existe resistência para contração do peitoral.
Mas é possível utilizar halteres em diversos movimentos e trabalhar ainda com diferentes braços de alavanca como uma rosca direta e rosca Scott, essas pequenas variações fazem grande diferença já que o ponto mais difícil para realização do movimento acaba sendo diferente.
Ainda utilizando o exemplo da rosca Scott o final do movimento não existe contração muscular, por isso é um movimento que devemos realiza-lo até o ponto onde não deixamos a musculatura relaxar.
Pensando em seleção dos exercícios alguns movimentos são mais favoráveis que outros, como:
-Crossover
-Elevação lateral
-Crucifixo inverso na máquina
-Rosca superman
-Tríceps paralelas
-Agachamento
-Abdominal Infra
É importante ressaltar que o treinamento não necessariamente deve ser somente baseado em tensão constante ou alongar ao máximo a musculatura e é possível realizar um trabalho misto de ambos estímulos para estimular ao máximo as suas musculaturas.


Abraços e Bons Treinos!

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