sábado, 18 de junho de 2016

Exercício aeróbio e saúde

Normalmente as pessoas sempre pensam mais no aspecto estético da prática de exercícios, mas o exercício físico também proporciona ganhos para sua saúde, mas como o exercício físico faz isso?

Existem milhares de formas que o exercício físico vai lhe ajudar a melhorar sua saúde, como por exemplo melhorando seu sistema cardiovascular. O exercício físico vai ajudar a fortalecer seu coração(que é um músculo) deixando ele literalmente mais forte, fazendo com que consiga bombear mais sangue com menor esforço, além de diminuir sua pressão arterial como consequência. Ainda no seu sistema cardiaco vai ajudar a diminuir seu LDL ("colesterol ruim") que vai formando pequenas plaquinhas nos seus casos e aumentando sua pressão e aumentar o seu HDL ("colesterol bom") que vai ajudar a prevenir isso.

Quando falamos do seus sistema respiratório vai além de fortalecer as musculaturas que fazem a respiração, vai propiciar uma melhor utilização do O2 (oxigênio) pelas suas musculaturas, e pode melhorar diversas doenças respiratórias.

O exercício de forma geral melhora seu sistema imunológico, e isso ocorre de diversas formas, aumentando a sua capacidade regulatória (o que é importante em doenças crônicas) e fazendo com que tenha uma recuperação mais rápida a problemas agudos (como pequenas lesões). A prática regular é com certeza importante, mas benefícios podem ser notados nesse aspecto com tão pouco como 1-3 sessões de treinamento.

Muitas pessoas sofrem com altos níveis de glicose no sangue (diabetes), e a prática de exercício vai facilitar a utilização da glicose pelas musculaturas, por uma via que não depende de insulina, dessa forma diminuindo a glicose no sangue de volta a níveis normais e diminuindo a necessidade de medicamentos.

Se estamos falando de melhora da saúde de forma geral é importante ressaltar que a prática regular de exercícios não melhora somente a expectativa de vida, mas também a qualidade desses anos de vida, e com certeza você vai querer viver mais e melhor.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário