terça-feira, 21 de junho de 2016

Porquê deslocamentos para melhorar sua corrida?

Você já deve ter visto alguém realizando uma séries de educativos e movimentos de deslocamento para melhorar a performance na corrida, mas será que isso realmente contribuí? Qual a função desses movimentos? Vamos entender tudo isso e o porquê você deve começar a usar HOJE eles no seu treinamento.

Quando pensamos em corrida temos a ideia que é um exercício cardiovascular e por tanto a principal forma de melhorar é praticar mais corrida. Mas existe um limite para o quanto você consegue melhorar sua capacidade aeróbia, sem trabalhar em outros aspectos.

Existem diversas formas de trabalharmos para melhorar seu tempo como trabalhar também na capacidade anaeróbia, força elástica, mas uma das formas mais simples é melhorar na sua eficiência nos movimentos de corrida.

Melhorar a eficiência na corrida quer simplesmente dizer gastar menos energia para realizar os movimentos e conseguir aproveitar mais da força elástica que uma passada gera para poder dar a próxima passada. Isso significa um menor tempo de contato com o solo e um movimento mais "natural".

Apesar de existirem diversas formas de realizar os movimentos de deslocamentos todos vão servir a diversos propósitos:
-Melhorar a coordenação motora
-Melhorar a estabilidade das articulações
-Melhorar o uso das musculaturas dos membros inferiores

Mas quais vocÊ deveria realizar?
Independentemente de qual seja a sua deficiência, seja em estabilidade ou em uso da força elástica na corrida, realizar movimentos de deslocamento não irá de forma nenhuma prejudicar sua corrida e os benefícios são grandes.

Uma recomendação de volume semana seria de realizar ao menos 2-3 treinamentos de educativos por semana, esses treinamentos podem ser tão curtos quanto 10-15min iniciais antes das corridas, englobando de 1-5 exercícios, ou até treinamento mais longos direcionados realmente para uma melhora do padrão motor.

E esse é o ponto mais importante, melhorar a qualidade do movimento. Justamente pela corrida ser um movimento "natural" do seu humano a maioria das pessoas pensa que já "sabe correr", mas a prática de um movimento adequado aproveitando o movimentos dos braços, com o tronco posicionado adequadamente e com um movimento amplo das pernas é fundamental para uma boa corrida e de uma execução muito difícil para quem não tem prática e a flexibilidade e mobilidade para isso, praticar o movimento com educativos é a forma mais fácil de alcançar todos esses pontos.

Lembre-se que para ter sucesso em qualquer prática esportiva você precisa sempre escolher a forma mais inteligente de progredir e principalmente se manter saudável na prática esportiva.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário