terça-feira, 5 de julho de 2016

Gordura corporal muito baixa

Sempre que olhamos para uma revista fitness vemos aquelas pessoas com abdômen extremamente definidos, mas será que é possível alcançar esse nível de definição na vida real?
Antes de mais nada aqueles blogueiros fitness ou personalidades que você vê na internet normalmente utilizam de manipulação de luz e filtros para parecer muito mais definidos do que são por isso alguém com 8-10%, consegue facilmente parecer 4-5% com o filtro adequado.

Os atletas quando estão se preparando para uma competição ou mesmo para uma sessão de fotos, passam algumas semanas (meses) se preparando para reduzir o percentual de gordura e parecer mais musculoso e definido (ao diminuir a gordura corporal as musculaturas aparecem mais o que dá a impressão de mais massa muscular). Mas todo esse processo é exaustivo e extremamente complicado, não é só questão de querer, manter a gordura corporal muito baixa torna o atleta mais predisposto a lesões e problemas de saúde.

A gordura além de tudo serve como uma proteção para as articulações, além de que a redução da gordura corporal leva a uma diminuição da retenção de líquidos, inclusive dentro das capsulas articulares, levando a um menor amortecimento durante os movimentos.

A gordura produz diversas substâncias (engraçado que até pouco tempo atrás acreditava-se que ela ficava simplesmente lá parada), principalmente pró-inflamatórias (que geram inflamações, o que é ruim) por isso não é interessante se manter em sobrepeso, mas no processo de redução de gordura corporal acaba por se ter uma diminuição da ingestão energética, e aquela gordura que você ingere que seu corpo ia usar para fazer hormônios e tecidos, acaba sendo utilizada como fonte de energia e nisso você acaba tendo alguns prejuízos.

Quando alguém fica muito tempo em dieta é normal por exemplo reduzir o desejo sexual, não porquê a pessoa não tem energia, mas sim pois seus níveis de testosterona (normalmente) estão mais baixos.

Outro problema é que com o deficit energético a pessoa acaba tendo uma ingestão menor de micronutrientes também (vitaminas e minerais), o que leva ela a ter uma queda no sistema imune dela, deixando ela assim mais propensa a pequenos problemas de saúde como gripes e resfriados.

Em resumo é importante um equilíbrio, não adianta querer ficar extremamente definido o ano todo, mas também entender que estar acima do peso vai causar malefícios para sua saúde.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário