segunda-feira, 18 de julho de 2016

Uma razão para usar o Smith

Aposto que você já viu centenas de pessoas usando o smith, normalmente para executar agachamento ou afundo, mas já pensou o quanto essa máquina pode lhe ajudar no seu treinamento? Todo benefício dessa máquina se resume a uma palavra: versatilidade.



O smith é uma das máquinas mais versáteis que se pode ter na academia. Ela apresenta uma variação guiada, onde é necessário menos estabilização articular, de basicamente todos grandes movimentos da musculação.

O smith requer um pouco mais de estabilização que a maioria das máquinas tradicionais, mas o seu movimento linear permite o aluno melhorar sua técnica de execução e progressivamente realizar movimentos livres. Mas mesmo quem já realiza os movimentos livres pode se beneficiar de uma máquina tão interessante.

Como o smith move-se somente em "linha reta" ao realizar um movimento como o supino reto o aluno não precisa realizar aquele movimento inicial de estabilização, o que é excelente para quem já teve algum problema nos ombros.

Ele também oferece uma alternativa segura para movimentos onde normalmente é difícil realizar ele até um ponto de fadiga como o agachamento. Aqui vale ressaltar que 99% das pessoas faz o agachamento no smith errado, o movimento no smith tem que ser o mais próximo do natural, ou seja, deixar os pés em baixo da linha da barra e não jogar ele lá na frente imaginando que isso estará trabalhando mais as musculaturas. Ao contrário vai estar te treinando para realizar uma posição de agachamento impossível no mundo real além de colocar mais compressão na sua coluna.

Podemos observar que o principal benefício do smith se resume ao aumento de segurança e a variedade de movimentos que ele pode realizar, entre os quais podemos citar:
-Agachamento
-Afundo
-Remada curvada
-Remada alta
-Supino reto
-Supino inclinado
-Desenvolvimento
-Encolhimento
-Terra
-Stiff
-E diversos outros movimento utilizando ele como apoio para movimento com o peso corporal (similar a um trabalho com TRX)

Mas se o smith é tão bom, porquê tão poucas pessoas usam ele?
A resposta é que o trabalho para realizar o exercício no smith é maior que o de realizar em outras máquinas, o que não quer dizer que outras máquinas sejam superiores. Imagine que uma academia só possua um supino máquina sentado, sabemos que os movimentos deitados acionam mais o peitoral, nesse caso se o intuito é fazer um movimento guiado, realizá-lo no smith superior.

Outro ponto é que a maior parte das academias possuí somente 1 ou 2 smith, e eles são "priorizados" para o uso no treinamento de pernas, por tanto é trabalhoso levar um banco até o local para realizar os outros movimentos.

Lembre-se de que para tirar o máximo de proveito do seu treinamento é necessário uma programação adequada e uma variação constante dos estímulos nas musculaturas, eventualmente os movimentos no smith podem ser uma ferramenta para desencadear novos ganhos.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário