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Mostrando postagens de Agosto, 2016

O intervalo muito curto pode estar prejudicando seu treinamento

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Muitas vezes o intervalo de descanso acaba sendo ignorado no treinamento, algumas pessoas fazem intervalos muito longos e outras infelizmente muito curto. Mas se falamos da importância de marcar o tempo de intervalo porquê o intervalo muito curto pode ser prejudicial?

Quando pensamos no estimulo para HIPERTROFIA, é necessário causar um desgaste na musculatura, esse estimulo vai constituir-se do estimulo de tensão e do acumulo de residos metabólicos no local.
Ocorre que quando utilizamos intervalos muito curtos a tensão obrigatoriamente diminui, já que a carga não é tão elevada quanto poderia ser, e acaba colocando em risco a qualidade da execução, pois sobre fadiga é possível cair a qualidade da execução.
E o estimulo metabólico também pode ser reduzido!
Em intervalos curtos, acabamos solicitando muito da nossa capacidade aeróbia, por isso acabamos não estimulando com toda capacidade as fibras anaeróbias, em resumo, ao invés de darmos um estimulo ótimo para hipertrofia, acabamos dando…

Dores do cotovelo

Alguns alunos avançados começam a apresentar dores no cotovelo, isso seria causado por conta da alta intensidade, volume ou frequência do treinamento? E principalmente como solucionar isso.

Treinando em casa: Mini-trampolim

Muitas pessoas preferem treinar em casa, seja pela economia ou pela praticidade. Então vamos hoje falar de um utensílio que as pessoas quase não utilizam para treinar em casa, mas que pode ser um alternativa para variar um pouco seu treinamento: O mini-trampolim.

É possível trabalhar quase todas as musculaturas, apesar dos membros inferiores serem obviamente os mais solicitados, é possível realizar outros movimentos, usando a cama elástica como uma plataforma de desequilíbrio para a realização de movimentos como por exemplo uma flexão de braço.


De maneira geral os exercícios trabalhados são similares a um treinamento com pesos em casa mas utilizando do benefício da instabilidade para dificultar a execução dos movimentos e consequentemente utilizando menos carga, alguns exemplos de exercícios de membros inferiores como afundo, agachamento e de membros inferiores flexão de braço, desenvolvimento, remadas, que podem ser realizados utilizando algum outro implemento como elásticos ou haltere…

Pokemon e kcal

Com a febre mundial de pokemons chegando ao brasil, começam as perguntas sobre o impacto disso no fitness da população, mas será que sair caçando pokemons pode ter um impacto na melhora da sua saúde?
Uma pesquisa recente mostrou que entre procurar os pokemons e ficar andando para fazer os ovinhos no jogo chocarem (você precisa percorrer X km para fazer eles nascerem, normalmente entre 5-10km), as pessoas gastavam em média 39minutos andando, pensando que tem pessoas que passam horas e pessoas que não andam, a média foi boa.
Então, 40min todos os dias de exercício de baixa intensidade vai te ajudar?
É interessante observar que exercício de baixa intensidade (como andar olhando pro celular), não vão ter um impacto muito grande no seu gasto energético, quando pensamos no acumulado isso pode fazer uma diferença. Digamos 200kcal por dia, vezes 20 dias no mês já temos 4mil kcal, meio kilo de gordura corporal a menos (imaginando que toda alimentação permaneça a mesma).
A OMS recomenda 30min …