domingo, 25 de setembro de 2016

5 motivos do porquê seu trapézio não cresce

Uma das musculaturas que mais chamam a atenção é o trapézio, mas muitas pessoas tem dificuldade em desenvolver essa musculatura, vamos entender como você pode dar um UP nessa musculatura.


Como você pode observar na imagem o trapézio na verdade possuí mais de uma porção, mas quando nos referimos a ele normalmente estamos falando da porção superior. E normalmente vemos as pessoas fazendo encolhimentos para trabalhar essa musculatura.
O trapézio superior portanto tem um movimento limitado, onde basicamente eleva os ombros, ocorre que para tentar aumentar o estimulo no encolhimento as pessoas aumentam a carga e com isso acabam reduzindo ainda mais a amplitude de movimento. Regra número 1: utilize toda amplitude do movimento.

Não somente de encolhimento vive o trapézio, ele é estimulado em muitos movimentos como remada alta, desenvolvimento, elevação lateral e em outros movimentos como o terra onde ele permanece sobre constante tensão. Regra número 2: Escolha exercício que estimulem indiretamente o trapézio.

Conforme falamos a amplitude do movimento de encolhimento é pequena, por isso se você fizer 8 repetições em uma velocidade rápida, vai deixar a musculatura por pouco tempo sobre tensão, por isso opte por uma velocidade um pouco mais reduzida ou amplie as repetições. Regra número 3: cuidado com o tempo sobre tensão.

Nem só de encolhimento vive o trapézio, existem outros movimentos que estimulam diretamente essa musculatura, como por exemplo o facepull, esse movimento além de trabalhar o trapézio, vai estimular as musculaturas do famoso "manguito rotador" e posterior de ombro também. Regra número 4: varie os exercícios.
Se você tem um dia de ombros você provavelmente realiza os movimentos de trapézio nesse dia, mas se você utiliza outra divisão de treinamento, que dia deveria treinar o trapézio, já que ele é ativado tanto em movimentos de costas como de ombros? A resposta é que depende da seleção de movimentos que você faz, se no seu treino de peitoral, ombro e tríceps você faz remada alta, é um excelente dia para colocar mais movimentos para o trapézio. Se por outro lado no treinamento de costas você faz remada aberta, posterior de ombro e facepull, seria interessante minimizar os movimentos de trapézio no treino de empurrar tirando a remada alta e substituindo por movimentos mais isolados de ombro. Regra 5: a organização do treinamento depende da escolha dos exercícios de cada dia.

Essas regrinhas simples se aplicadas de maneira inteligente vão levar você a evoluir muito no seu treinamento de trapézio e podem ser aplicadas a diversas outras musculaturas.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário