quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Repetições e Zona de conforto

Quando foi a última vez que você saiu da sua zona de conforto? Aposto que você faz sempre 10 repetições, ou ainda pra variar fazer 8 ou 12, mas quando foi que você mudou tudo isso dentro da sua periodização?
Já falamos muitas vezes sobre periodização, mas não custa lembrar que a periodização nada mais é que uma programação a longo prazo do seu treinamento, e que ela é fundamental para sua evolução pois de nada adianta treinar forte se não treinar de maneira inteligente.

Todos os fatores do seu treinamento servem para te tirar da zona de conforto e te forçar a adaptar-se aos novos estímulos, o grande problema é que mesmo trocando as ordens dos exercícios ou mesmo os movimentos ser um método de modificação no treinamento, ele não é tão drástico.

Quero dizer que se você fazia supino reto com barra e passa a fazer com halteres a mudança é menor, do que se você fizesse supino reto com barra 3x10 e passa-se a fazer 3x20 ou então 3x5.

Podemos entrar no argumento que séries entre 8-12 são melhores para desenvolver hipertrofia, pois estimulam bem tanto uma hipertrofia miofibrilar quando sarcoplásmatica, mas lembre-se que todas faixas de repetições estimulam a hipertrofia e principalmente estamos falando de uma programação a longo prazo onde em algum momento você terá que quebrar a sua rotina em algum estímulo diferente.

Períodos com faixas de repetições mais altas são interessantes para estimular não somente novos ganhos, mas aumentar também a capacidade aeróbia e resistências nas musculaturas.

Por tanto a cada um período longo de treinamento de hipertrofia (3-4 meses) inclua um mÊs com um treinamento com repetições variadas podendo ser um trabalho de força (entre 3-7 repetições) ou com repetições mais altas (15-20+) ou ainda um trabalho em pirâmide que pode variar de um trabalho de carga crescente (20-15-10-8) ou carga decrescente (5-10-15).

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário