Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2016

Calistenia: solução para seus problemas ou problemas para suas soluções?

Exercícios calistênicos são exercícios realizados somente com o peso do corpo. Esse tipo de exercício acabou virando uma "modalidade" onde as pessoas procuram realizar exercícios com o peso corporal e com níveis de dificuldade crescentes já que não é possível variar a carga. Essa modalidade que já é sucesso faz algum tempo tem diversos benefícios, mas também algumas limitações...

Mudando o estímulo com isometrias

Imagem
A parte isométrica do movimento é a parte mais ignorada de cada repetição durante a musculação, mas é possível fazer grandes mudanças no seu treinamento simplesmente valorizando essa pequena parte de cada movimento, vamos entender melhor.

Cada repetição vai passar por duas fases isométricas, no final da concêntrica e no final da excêntrica.

Dependendo do exercício uma dessas duas fases pode ser "inútil" pois não colocaria tensão na musculatura, e por isso normalmente evitamos ela. Um bom exemplo é na rosca scott, se você fizer o movimento concêntrico o máximo que o movimento permitir, vai perceber que o bíceps vai ficar relaxado por isso normalmente só realizamos o movimento até as mãos estarem a 90 graus do solo.

Mas a maioria dos movimentos é possível realizar um estímulo adequado no final e no início do movimento, principalmente quando o exercício é realizado em máquinas.

Mas proquê enfatizar uma dessas duas fases?
A fase final do movimento é quando as fibras musculaturas…

Detalhes no treinamento de costas

Imagem
O treinamento físico nunca é uma simples formula de 1+1, mas fora toda complexidade da fisiologia do treinamento, ainda temos alguns fatores para complicar como por exemplo do treinamento de costas. Esse "grupamento" que é muito grande e consegue realizar diversas variações de movimentos, acaba sendo um pouco mais complexo de estimular que todos os demais...

Treinamento para reduzir dor nas costas

Imagem
É comum observar pessoas desenvolvendo dores nas costas, principalmente na região lombar. Essas dores podem ter diversas origens, mas o mais importante é que um treinamento adequado vai ajudar a reduzir elas de maneira extremamente significativa e a partir do primeiro treinamento.

É importante entender que o treinamento é uma forma de induzir adaptações e não necessariamente você vai ter que colocar mais estresse na sua coluna para colher os benefícios. Em resumo você não vai começar fazer um agachamento pesado se está buscando melhorar sua qualidade de vida.

Os principais fatores que induzem dores nas regiões das costas são: