domingo, 4 de dezembro de 2016

Condicionamento é importante para ganho de massa muscular

Muitas pessoas pensam que para ganhar massa muscular deve-se abandonar completamento o trabalho cardiovascular. Enquanto é verdade que se você tiver dificuldade de ganhar massa muscular pode ser necessário cortar o exercício aeróbio, vamos entender como você pode aumentar seu condicionamento na sala de musculação.


Existem diversas formas de aumentar seu condicionamento, a forma mais fácil para quem não gosta de trabalho aeróbio é realizando trabalhos específicos na musculação. Vamos ver hoje então alguns exemplos de exercícios que você pode colocar no seu treinamento.

Importante que como o trabalho de condicionamento vai ser muito desgastante tanto do ponto de vista energético como muscularmente sugiro sempre colocar no final do seu treinamento.

Minha sugestão nesse tipo de trabalho é fazer ele de acordo com o resto do seu treinamento, ou seja, se você treinou pernas hoje o condicionamento tem que ser prioritariamente com movimentos de membros inferiores (mas não exclusivamente), isso para evitar um desgaste nas musculaturas que você irá treinar nos demais dias.

No seu treinamento de pernas, por exemplo, prefira incluir por tanto movimentos que envolvam um padrão de movimento que você não treinou, ou algum que se repita menos no treinamento, como afundo ou terra, e inclua algo desafiador neles.
Essa fator desafiador pode ser a forma de segurar a carga ou realizar o movimento, como um afundo com os braços acima da cabeça ou um terra com a pegada muito aberta.
Além disso como estamos falando de condicionamento trabalhar em forma de circuito é o ideal, Mas não precisa ser um circuito muito grande, eventualmente um bi-set pode ser o ideal.
Então combinar um desses movimentos com um abdominal pode ser o suficiente para elevar sua frequência e gerar ótimos resultados.

E se estamos falando de condicionamento físico idealmente vamos variar as repetições para um ponto mais elevado no espectro, provavelmente o ideal para você vai ser trabalhar entre 15-20 repetições.

No treinamento de peitoral podemos incluir um movimento com flexão de braço ou paralelas.
No treinamento de costas podemos incluir uma barra fixa ou remada curvada.
No treinamento de ombros podemos incluir um desenvolvimento ou remada alta.

Não existe muito ponto em realizar um circuito pensando em condicionamento com exercícios isolados, por isso não é indicado realizar um circuito para bíceps e tríceps pensando em condicionamento (pode ser indicado com outros propósitos).

Nesses circuitos você pode incluir quantos exercícios quiser, mais tipicamente no máximo 5-6, e ao menos 2-3 que envolvam a musculatura treinada no dia. Por exemplo, no treino de ombros:
-Remada alta
-Abdominal reto
-Desenvolvimento
-Agachamento isométrico na parede
-Elevação lateral

Essa técnica é muito útil para elevar seu condicionamento e em períodos que você necessite aumentar seu gasto energético.
Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário