terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Pare de ser manipulado

Eventualmente temos que falar sobre fitnesse de uma maneira um pouco mais séria. Vamos entender como você é enganado pela industria e isso está prejudicando a sua saúde.



Quando você pensa em saúde é fácil de imaginar que você precisa combinar uma rotina de exercícios, alimentação e descanso.

Agora você pensou em passar fome o dia todo? Viver comendo somente um alimento? Pensou um treinar por horas todos os dias? Ou treinar 5 minutos? Pensou em dormir o dia todo ou passar dias sem dormir?

É obvio que você pensou em uma combinação equilibrada e intermediária de tudo!

Mas porquê então que a industria nos vende treinos de 5min e dietas de 500kcal ao dia? Porquê vende.

Não consigo explicar o fenômeno com precisão, mas tem algo relacionado com a ilusão que pode ser melhor, pode ser mais fácil. Infelizmente não é.

Seu corpo foi feito para se auto-preservar, literalmente ele não quer morrer. Por tanto, ele precisa ser bom em estocar nutrientes (gordura) e precisa ser econômico para que você possa fazer todas atividades necessárias sem acabar o combustível (gasto energético).

Dessa forma por mais milagroso que seja uma dieta, seu organismo começa a adaptar-se e reduzir o gasto energético, para que você não fique em deficit por muito tempo. Por isso que dietas drásticas não funcionam por muito tempo, e eventualmente seu corpo começa a perder massa magra, pois massa magra gasta mais energia e seu corpo precisa reduzir os gastos.

Da mesma forma com treinamento não existem milagres tanto quanto ao ganho de massa quanto redução de gordura, existem sim estímulos mais curtos (mas muito mais intensos) mas não são milagres que o treino inteiro irá durar 5min, você vai ter que aquecer se preparar para então realizar um treinamento onde o estimulo total possa ser curto. Além disso alguém leu o intenso? Quando digo intenso quero dizer muito intenso, do tipo que não é um simples exercício que você faz sentado no sofá, é algo que você se sente mal no final.

Ao contrário os treinamentos muito intensos, estão mais preocupado com o estimulo e te deixar "viciado" em treinar do que com os resultados. Digo issso pois o aluno fica acostumado com o bem estar de ter treinado (físico e psicológico), mas esquece de que tem que ter um progresso no rendimento, que não seja a custa de lesões.

Pare de ser enganado e observe sempre se aquela ideia é apoiada por mais profissionais, para então aderir a uma nova modalidade de treinamento.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário