Exercício e o sistema imune

Será que é verdade que o exercício físico fortalece o sistema imune? É saudável fazer exercícios doente? Vamos entender melhor como funciona.
Seu sistema foi desenhado para ter uma ação que vai priorizar a sua sobrevivência, e dentre os sistemas do seu corpo podemos citar o sistema imune.

Que possuí várias funções, e vamos tentar fugir um pouco daquela definição simples (e errada) que ele é um sistema de defesa. Porém ele também desempenha um papel na eliminação de patógenos, ajudando a manter um sistema funcional.

As células do seu sistema imune estão por todo seu corpo, e elas também necessitam de energia, que pode provir de fontes mais oxidativas (gordura) ou glicoliticas (carboidrato), e um ponto interessante é que dependendo da função da célula ela é mais uma do que outra.

Por tanto já chegamos no primeiro ponto, é necessário substrato energético para a sobrevivência das células, então uma alimentação adequada é importante, isso você já devia imaginar.

Mas o exercício físico pode ser um fator estressante grande no seu corpo, e se o seu corpo ficar em um deficit energético muito grand, diversas funções começam a ficar comprometidas, entre elas seu sistema imune.

No lado oposto da moeda, o excesso na alimentação (gerando uma obesidade), também é prejudicial, gerando uma inflamação constante, que vai prejudicar sua saúde.

O exercício físico pode intervir de diversas formas por tanto, se for praticado em excesso gerando um overtraining, vai acabar por diminuir seu sistema imune, deixando você mais propenso a diversos problemas.

Em compensação um trabalho mais equilibrado vai fortalecer seu sistema imune, por diversos mecanismos, mais principalmente por gerar um ambiente mais anti-inflamatório durante a fase de recuperação.

A dica para melhorar então seu sistema imune:
-Não exagere no treinamento.
-Evite 2 sessões de treino ao dia.
-Procure treinar não mais que 60min.
-Realize um trabalho aeróbio
-Realize um trabalho resistido, respeito os intervalos de recuperação entre as séries e entre os treinos.

Abraços e Bons Treinos!

Comentários

  1. Me tira uma dúvida , se o indivíduo treinar apenas uma vez na semana ele poderá ultrapassar os 60 min se quiser, correto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porquê seus braços não crescem!

Treino para Hipertrofia ABC: Mitos e Verdades