quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Exercício e o sistema imune

Será que é verdade que o exercício físico fortalece o sistema imune? É saudável fazer exercícios doente? Vamos entender melhor como funciona.
Seu sistema foi desenhado para ter uma ação que vai priorizar a sua sobrevivência, e dentre os sistemas do seu corpo podemos citar o sistema imune.

Que possuí várias funções, e vamos tentar fugir um pouco daquela definição simples (e errada) que ele é um sistema de defesa. Porém ele também desempenha um papel na eliminação de patógenos, ajudando a manter um sistema funcional.

As células do seu sistema imune estão por todo seu corpo, e elas também necessitam de energia, que pode provir de fontes mais oxidativas (gordura) ou glicoliticas (carboidrato), e um ponto interessante é que dependendo da função da célula ela é mais uma do que outra.

Por tanto já chegamos no primeiro ponto, é necessário substrato energético para a sobrevivência das células, então uma alimentação adequada é importante, isso você já devia imaginar.

Mas o exercício físico pode ser um fator estressante grande no seu corpo, e se o seu corpo ficar em um deficit energético muito grand, diversas funções começam a ficar comprometidas, entre elas seu sistema imune.

No lado oposto da moeda, o excesso na alimentação (gerando uma obesidade), também é prejudicial, gerando uma inflamação constante, que vai prejudicar sua saúde.

O exercício físico pode intervir de diversas formas por tanto, se for praticado em excesso gerando um overtraining, vai acabar por diminuir seu sistema imune, deixando você mais propenso a diversos problemas.

Em compensação um trabalho mais equilibrado vai fortalecer seu sistema imune, por diversos mecanismos, mais principalmente por gerar um ambiente mais anti-inflamatório durante a fase de recuperação.

A dica para melhorar então seu sistema imune:
-Não exagere no treinamento.
-Evite 2 sessões de treino ao dia.
-Procure treinar não mais que 60min.
-Realize um trabalho aeróbio
-Realize um trabalho resistido, respeito os intervalos de recuperação entre as séries e entre os treinos.

Abraços e Bons Treinos!

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